Grande Reportagem SIC

No Jornal da Noite

Grande Reportagem

Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.

  • A viagem de Amin
    29:52
  • Pais à Vez
    27:03

Últimas

  • “A Viagem de Amin” conta história do jovem sírio dos “Diários de Ghouta”
    2:54

    Grande Reportagem SIC

    Entre fevereiro e abril de 2018, o regime sírio e a aviação russa bombardearam sem tréguas o enclave de Ghouta Oriental, onde viviam 50 mil pessoas. Durante esses meses, Amin Hashem partilhou com a SIC o que era viver debaixo de bombas numa prisão a céu aberto. "Os Diários de Ghouta" motivaram uma rede de solidariedade em Portugal, que permitiu a Amin fugir à guerra e passar a fronteira para a Turquia. A SIC viajou até Istambul, onde Amin está a salvo, mas continua em risco. A Grande reportagem "A viagem de Amim" é emitida esta quinta-feira no Jornal da Noite.

    Grande Reportagem

  • A Viagem de Amin

    Grande Reportagem SIC

    Em Abril de 2018, Amin Ashem perdeu a casa, o bairro e a cidade onde vivia. Viu morrer familiares e amigos. A ofensiva conjunta das forças sírias e russas contra Ghouta Oriental, última bolsa da resistência contra o presidente sírio Bashar Al-Assad, destruiu o enclave sitiado há 5 anos e matou milhares de pessoas.

    Grande Reportagem

  • Pais à Vez
    27:03

    Grande Reportagem SIC

    Crianças a viver alternadamente com os pais e com as mães é uma tendência crescente entre os casais portugueses que se divorciam, mas, por norma, os filhos ainda ficam, maioritariamente, à guarda das mães. Para tentar alterar este quadro, a Associação para a Igualdade Parental apresentou uma petição na Assembleia da República que visa instituir o regime-regra da residência alternada. Só que a ideia não agrada a diversas associações ligadas, sobretudo a movimentos feministas. "Pais à Vez" é a Grande Reportagem desta quarta-feira.

    Grande Reportagem

  • Lei do regime de residência alternada para filhos de pais divorciados longe do consenso
    2:39

    Grande Reportagem SIC

    A Assembleia da República prepara-se para discutir a introdução da lei do regime de residência alternada para filhos de pais divorciados. A iniciativa partiu da Associação para a Igualdade Parental que apresentou, em Junho, uma petição com mais de quatro mil assinaturas. No entanto, a ideia está longe de ser consensual, como se pode ver na Grande Reportagem "Pais à Vez".

    Grande Reportagem

  • Pais à Vez

    Grande Reportagem SIC

    O número de divórcios em Portugal não pára de crescer e é já o maior da Europa. De acordo com a Pordata, registaram-se mais de 24 mil divórcios em 2017, o que dá uma média de 70 por cada 100 casamentos. O divórcio é um momento dramático na vida dos casais e das respectivas famílias, com implicações relevantes no bem estar das crianças. A lei de 2008 foi um marco importante na fixação dos chamados regimes de responsabilidades parentais, que determinaram uma participação mais equitativa dos dois progenitores na vida, educação e bem estar dos filhos após a separação. O regime resultante da lei deixou em aberto a possibilidade dos filhos residirem alternadamente em casa de cada um dos pais, permitindo a manutenção dos vínculos e dos afetos mas, embora não existam dados estatísticos, percebe-se que a prática é outra. Os filhos são normalmente entregues aos cuidados da mãe, com a fixação de fins-de-semana alternados e 15 dias de férias com o pai.

    Grande Reportagem

  • Um dia de cada vez
    29:56

    Grande Reportagem SIC

    Na próxima segunda-feira faz um ano que a região Centro do país ardeu. 50 pessoas perderam a vida. Na Grande Reportagem "Um dia de cada vez", acompanhamos a vida de uma freguesia do concelho de Tábua afetada pelos incêndios.

    Grande Reportagem