Grande Reportagem SIC

Uma reportagem para ver no Jornal de Sábado

Os encantadores de cavalos estão a chegar a Portugal, e com eles um novo olhar sobre a equitação e sobre o uso que o cavalo pode ter para o bem-estar do homem. São conhecidos como encantadores devido à forma como o cinema popularizou estes especialistas em etologia, a ciência que estuda o comportamento dos animais e que permite um ensino não violento.

A etologia desenvolve animais muito mais equilibrados e tranquilos na relação com os humanos e, por isso, está a ser aproveitada para a hipoterapia e a equitação terapêutica. Em Portugal falta ainda dar este passo, mas é um pequeno passo, comparado com a consciência que já existe no meio médico dos benefícios desta relação.



Os sistemas de saúde não comparticipam a terapia com cavalos, mas muitos médicos prescrevem-na para vários tipos de problemas de depressões, défice de atenção e hiperactividade ou doenças graves do sistema neuro motor. Não é uma cura, mas pode ser uma parcela importante do tratamento global. São muitas as razões que transformam o cavalo numa verdadeira máquina terapêutica, ao mesmo tempo capaz de dar afecto.



Em "Encantadores de Homens" ouvimos o testemunho de equitadores, de etologistas, de médicos e de duas mães que estão a arriscar a equitação como terapia para o défice de atenção dos seus filhos. Elas descrevem o que mudou na vida dos dois garotos em pouco mais de meia dúzia de aulas.



Ana Lourenço

Jornalista




____________



Reportagem Sic/Visão

Título - "Encantadores de Homens"

Jornalista - Ana Lourenço

Imagem - José Manuel Cyrne

Editor de Imagem - Ricardo Tenreiro

Grafismo - Agostinho Ribeiro

Produção - Isabel Mendonça

Coordenação - Daniel Cruzeiro




  • A "pena maior" de Constantino Oliveira
    26:03
  • Pilotos avistam OVNI ao largo da costa irlandesa

    Mundo

    Vários pilotos avistaram objetos luminosos que se moviam rapidamente ao largo da costa da Irlanda. O incidente ocorreu na sexta-feira e já está a ser investigado pela Autoridade de Aviação Irlandesa.

  • "Fomos o segundo país da UE com maior crescimento de investimento estrangeiro"
    2:00

    País

    António Costa respondeu indiretamente ao Conselho de Finanças Públicas, que considera que o Estado não se está a precaver contra eventuais futuras crises. O primeiro-ministro argumentou que Portugal é o terceiro país da Europa onde a exportações mais cresceram e o segundo com maior crescimento do investimento estrangeiro, demonstrando a capacidade de atração da economia portuguesa.

  • CNN vs. Donald Trump
    1:50