A Ruína

Por que razão o Novo Banco está "empenhado" em fazer um novo acordo com os emigrantes? Pedro Coelho explica

Hoje no Jornal da Noite

Por que razão o Novo Banco está "empenhado" em fazer um novo acordo com os emigrantes? Pedro Coelho explica

O Novo Banco propôs aos emigrantes lesados um acordo que 80% assinou mas que se limita a perpetuar o esquema criado pelo BES e que enganou estes 8 mil emigrantes. Na prática só receberão as poupanças perdidas em 2051. Neste descomplicador, o jornalista da SIC, Pedro Coelho explica que acordo é este e por que razão está o Novo Banco "empenhado" em fazer um novo acordo com os emigrantes.

  • A Ruína - Episódio 1: O Conto do Vigário
    35:28

    Grande Reportagem SIC

    Oito mil emigrantes financeiramente iletrados compraram 723 milhões de euros de ações preferenciais acreditando estar a colocar o dinheiro (as poupanças de uma vida) na segurança de depósitos a prazo. Foram enganados e a Grande Reportagem explica que estratagema usou o Banco Espírito Santo para os enganar. Em Portugal e Paris, a SIC mostra os casos e conta as histórias dos lesados do BES que perderam tudo.

  • A Ruína - Episódio 2: Justiça Cega
    32:18

    Grande Reportagem SIC

    Neste episódio da Grande Reportagem que mergulha no escândalo do BES, é detalhado o peso na justiça de uma marca arruinada. Os emigrantes lesados que perderam as poupanças no banco de Ricardo Salgado perdem, igualmente, os processos nos tribunais cíveis. Mais um passo na viagem interminável de uma queda...

  • "Tiraram-me tudo na vida"
    2:12

    A Ruína

    Gracinda Alves emigrante em França desde 1963. Perdeu 373 mil euros com o colapso do Novo Banco. Assinou o acordo com a instituição e até agora recebeu pouco mais de 800 euros. Gracinda Alves é uma das protagonistas do 3.º episódio da Grande Reportagem da SIC "A Ruína - Gato Escaldado".

  • "Temos de aparecer, temos de fazer barulho e temos de lutar"
    0:31

    A Ruína

    Os obrigacionistas senior lesados pelo Novo Banco são uma pequena associação que tem passado despercebida perante as manifestações dos lesados do BES. Ruy Ribeiro é o presidente desta associação que representa 111 pessoas. Vamos conhecê-lo esta quinta-feira, no terceiro e último episódio da Grande Reportagem "A Ruína - Gato Escaldado".

  • "Temos sido muito pacíficos, temos de tomar outras atitudes"
    0:29

    A Ruína

    O desespero de quem espera por uma solução. Assistimos a uma reunião de lesados do BES em Barroselas, Viana do Castelo com dezenas de pessoas que perderam as poupanças de uma vida de trabalho com a ruína do Banco Espírito Santo. Para ver esta quinta-feira no terceiro e último episódio da Grande Reportagem "A Ruína - Gato Escaldado".

  • Vacina da gripe disponível a partir de hoje

    País

    A vacina da gripe começa hoje a estar disponível, sendo gratuita e sem necessidade de receita médica no Serviço Nacional de Saúde para pessoas a partir dos 65 anos, residente em lares e para alguns doentes crónicos.

  • Chegou a Portugal a primeira sala onde é possível destruir tudo
    1:51
  • Bolsonaro continua à frente nas sondagens
    1:49

    Mundo

    O candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro continuar a ganhar terreno, a duas semanas da segunda volta das eleições. A campanha eleitoral brasileira está a ser marcada por violência. Cerca de 60 jornalistas foram agredidos enquanto faziam cobertura da campanha.