Vida

Mau feitio aumenta esperança de vida

Um estudo alemão revela que expressar os sentimentos negativos aumenta, em pelo menos dois anos, a esperança média de vida.

© Peter Andrews / Reuters

A investigação envolveu mais de seis mil pessoas e conclui que reprimir as emoções acelera a pulsação e a transpiração o que aumenta as probabilidades de hipertensão,  doenças cardiovasculares, cancro ou probelmas nos rins.

A necessidade de controlo e o comportamento defensivo são os principais fatores que levam algumas pessoas a reprimir o que sentem, explicam os cientistas Marcus Mund e Kristen Mitte ao jornal britânico Daily Mail.

Por outro lado, quem diz o que pensa, e é conhecido por ter mau feitio, corre menos riscos, de acordo com os investigadores.

O estudo foi publicado na Revista da Sociedade Americana de Psicologia.

  • Gasóleo fica mais caro em 2019

    Orçamento do Estado 2019

    O gasóleo vai ficar mais caro no ano que vem. Desta vez, será por via do aumento da taxa sobre as emissões de dióxido de carbono. A medida consta da última versão preliminar do Orçamento do Estado para 2019, a que a SIC teve acesso.

    Notícia SIC

  • Impostos: o que sobe e o que desce
    1:39

    Orçamento do Estado 2019

    Como é habitual, os impostos vão subir no tabaco, álcool e bebidas açucaradas. O Imposto Único Automóvel (IUC) também sai agravado bem como o Imposto sobre Veículos (ISV). No campo da habitação, o IMI tem novidades.

  • Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

    Mundo

    Paul Allen, cofundador com Bill Gates, em 1975, do grupo norte-americano de informática Microsoft, faleceu esta segunda-feira aos 65 anos, vítima de um cancro, anunciou a família em comunicado.

  • Os condenados no processo BPP
    1:50