sicnot

Perfil

Joaquim Franco

Joaquim Franco

Jornalista

  • Vitória, sem festa

    Opinião

    Quando passou pelo Couço – onde as histórias de resistência à ditadura se contam ainda na primeira pessoa –, o secretário-geral do PCP sublinhou um percurso. Aquele "enclave" comunista numa autarquia PS é paragem obrigatória em campanhas eleitorais. Esta "força" partidária (re)constrói-se na memória e nos símbolos. Ao recordar as palavras de um "velho camarada" no discurso da noite eleitoral, Jerónimo de Sousa realinhou por isso os cristais num momento difícil: "Os comunistas, por vezes, vão buscar forças onde elas não existem".

    Joaquim Franco

  • "Bispo vermelho"

    Opinião

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43

    Papa Francisco em Fátima

    A próxima viagem do Papa francisco é a Fátima, onde vai presidir às cerimónias dos 100 anos das aparições dos "pastorinhos". Francisco vai estar no Santuário e terá certamente acesso a locais que, apesar de fazerem parte do culto da devoção, não estão abertos ao público. O Repórter da SIC Joaquim Franco foi conhecer alguns destes segredos de Fátima.

    Joaquim Franco

  • Os padres portugueses em Roma
    7:00

    Papa Francisco em Fátima

    Na contagem decrescente para a visita do papa a Fátima, fomos saber o que pensam os padres portugueses que estudam no vaticano. Testemunham de perto a revolução que Francisco está a impôr em vários sectores da igreja católica. Mas sublinham também que esse trabalho tem provocado resistência no entre os mais conservadores.

    Joaquim Franco e José Silva

  • Entre a morte e o amor

    Opinião

    Apesar da rapidez da era digital, da velocidade, de uma comunicação revelada em deslumbramento, há um calendário que reclama o tempo da tradição, da memória. Neste espaço, que é o nosso, de uma cultura com pilares nas narrativas cristãs, reafirma-se por estes dias a morte como valor. Não como mera inevitabilidade, mas como valor.

    Joaquim Franco

  • Quatro anos de Papa Francisco
    3:01

    Papa Francisco em Fátima

    A dois meses de vir a Fátima, o Papa está a celebrar quatro anos de pontificado. Francisco tem feito um esforço visível no combate aos dogmas da Igreja mas há quem critique tanta abertura. Ainda assim, o Papa continua a ser um fenómeno, até para os não crentes. A reportagem é dos enviados da SIC que, este domingo, assistiram à missa na Praça de S. Pedro.

    Joaquim Franco e José Silva

  • O Desporto e a Fé, entre o Euro e os Jogos

    Opinião

    A competição desportiva tem, na sua origem, uma dinâmica religiosa. De transcendência e de ética. A virtude – arete – do atleta vê-se pela sua capacidade de superação. Pelo encontro e desencontro com os (im)possíveis. O atleta prepara-se, com técnica e tática. Mas nem tudo depende dele e ele sabe disso. Na competição desportiva, o acaso é sorte ou azar dependendo do ponto de vista. Nos jogos clássicos, os gregos resolveram este problema que tanto intriga quem se esforça. Todos eram heróis, embora a glória viesse da vontade dos deuses. O melhor, o mais bem preparado, estaria sempre mais próximo da vitória, nos jogos olímpicos ou na odisseia de um combate bélico, mas a intervenção divina podia alterar o desfecho. Fora assim nas batalhas épicas entre gregos e troianos, era assim no terreno da competição desportiva. A esperteza de Ulisses foi inspirada no desespero de um deus feito homem com sede de vingança.

    Joaquim Franco

  • Brexit de longo alcance

    Opinião

    Cerca de 52% dos britânicos, ingleses sobretudo, decidiram sair do espaço da União Europeia. Torna-se evidente que o projecto da União não é uma inevitabilidade, mas uma opção. As consequências políticas, económicas e financeiras começaram imediatamente a desenhar-se. Mas há outros impactos, menos visíveis na percepção mediática e imediata.

    Joaquim Franco