sicnot

Perfil

Ricardo Costa

Ricardo Costa

SIC

  • "Ministro da Administração Interna é o cargo mais perigoso da política portuguesa"
    9:35

    Opinião

    Ricardo Costa diz que a ministra demissionária já demonstrava fragilidade desde a tragédia de Pedrógão Grande e não inspirava confiança nem segurança nas funções que ocupava e nas populações. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entendeu a mensagem e, para o diretor de Informação SIC, obrigou o Governo a mudar um "calendário trágico". Para o futuro, o executivo precisa de escolher alguém com força política para aguentar o que Ricardo Costa considera ser o cargo mais perigoso da política portuguesa.

    Ricardo Costa

  • "É o regime que está a ser julgado, temos um ex-primeiro-ministro e o principal banqueiro"
    5:57

    Opinião

    Ricardo Costa diz que o processo Marquês se transformou num caso de regime, enquanto a defesa e José Sócrates defendem-no como um caso político. Já José Gomes Ferreira diz que "tudo isto aconteceu com os mecanismos de controlo que a democracia instituiu a funcionar". Ricardo Costa e José Gomes Ferreira estiveram esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC, onde analisaram o processo Marquês.

    Ricardo Costa e José Gomes Ferreira

  • A luta pela liderança do PSD fica muito mais animada
    8:47

    Opinião

    Ricardo Costa diz que a luta pela liderança do PSD fica muito mais animada e interessante com a candidatura de Pedro Santana Lopes. Considera ainda que o provedor da Santa Casa da Misericórdia não parte para uma corrida ganha à partida. Mas, reconhece, que Santana não vira as costas a um bom desafio. "Mesmo as pessoas que não gostam de Santana todas lhe reconhecem a coragem", acrescenta.

    Ricardo Costa

  • Isaltino, um caso excecional que não tem nada de excecional

    Opinião

    Isaltino Morais ganhou Oeiras com maioria absoluta. O regresso do dinossauro marcou a noite eleitoral, por assinalar a eleição de um autarca que já cumpriu pena de prisão efetiva. Tudo isto num concelho com um PIB elevadíssimo e os eleitores com mais habilitações literárias do país. Mas para se perceber o que se passou, não se pode resumir a história a algo como "eleitores de Oeiras elegem ex-presidiário". Isso é não perceber que os eleitores nunca deixaram de votar nele. E que Isaltino nunca saiu de Oeiras.

    Ricardo Costa

  • Novos desenvolvimentos da Operação Marquês em análise
    8:00

    Opinião

    Há mais dois arguidos na Operação Marquês. Ambos são altos funcionários da IP - Infraestruturas de Portugal - e um deles é ex-deputado do PSD. Contudo, o que está em causa é a atuação dos suspeitos no projeto do TGV. Ricardo Costa, diretor-geral de Informação da Impresa, analisou o tema na Edição da Noite.

    Ricardo Costa

  • Abstenção recorde em França. Olha quem fala

    Opinião

    As eleições francesas que deram uma vitória clara a Emmanuel Macron ficaram marcadas por uma taxa de abstenção pouco habitual, cerca de 26%. Nas últimas presidenciais tinha ficado em 19,7% e cinco anos antes em 16%. Mas quem são os portugueses para comentar isto? Alguém se lembra de quantos votaram nas últimas eleições? Nós recordamos

    Ricardo Costa

  • Repetir mil vezes: você só diz idiotices

    Mundo

    "Vous dites que des bêtises, Madame Le Pen". Bêtisses pode traduzir-se como idiotices, imbecilidades, parvoíces, etc. As opções de tradução são muitas, mas nenhuma é simpática. O ataque frontal de Emmanuel Macron à candidata presidencial da Frente Nacional foi surpreendente. Não só Macron não piscou o olho aos eleitores mais à esquerda, como repetiu vezes sem conta que os argumentos de Marine Le Pen eram "bêtises"

    Ricardo Costa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Zedu vai mesmo embora? (e mais oito ou nove perguntas sobre Angola)

    Mundo

    O Comité Central do MPLA aprovou hoje as listas de deputados às legislativas de agosto. E José Eduardo dos Santos não encabeça a lista. O segundo presidente com mais tempo no poder em todo o mundo - 38 anos - vai mesmo sair. João Lourenço é o homem que se segue. Algumas perguntas e respostas sobre o que se pode seguir em Angola

    Ricardo Costa