sicnot

Perfil

Ricardo Costa

Ricardo Costa

SIC

  • "Vieira da Silva neste momento não é um trunfo político, é um ligeiro embaraço"
    6:49

    Opinião

    Para Ricardo Costa, o ministro Vieira da Silva está fragilizado com o caso Raríssimas e "o que o salva até ao momento é o facto de ser um político muito forte" e dominar muito bem a pasta do Trabalho e da Segurança Social. O diretor de Informação da SIC não acredita na demissão de Vieira da Silva, mas o "exame" que vai ter no Parlamento será "crucial".

    Ricardo Costa

  • "É o reflexo do trabalho económico que Mário Centeno fez em Portugal"
    7:07

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares, José Gomes Ferreira e Ricardo Costa estiveram esta segunda-feira, no Jornal da Noite, onde analisaram a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. Miguel Sousa Tavares defende que este é o reflexo do trabalho económico que o ministro das Finanças fez em Portugal. Já José Gomes Ferreira diz que a eleição é "muito importante" para o país. Ricardo Costa falou nas mudanças que esta nomeação traz para a polícia portuguesa.

  • "Ministro da Administração Interna é o cargo mais perigoso da política portuguesa"
    9:35

    Opinião

    Ricardo Costa diz que a ministra demissionária já demonstrava fragilidade desde a tragédia de Pedrógão Grande e não inspirava confiança nem segurança nas funções que ocupava e nas populações. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entendeu a mensagem e, para o diretor de Informação SIC, obrigou o Governo a mudar um "calendário trágico". Para o futuro, o executivo precisa de escolher alguém com força política para aguentar o que Ricardo Costa considera ser o cargo mais perigoso da política portuguesa.

    Ricardo Costa

  • "É o regime que está a ser julgado, temos um ex-primeiro-ministro e o principal banqueiro"
    5:57

    Opinião

    Ricardo Costa diz que o processo Marquês se transformou num caso de regime, enquanto a defesa e José Sócrates defendem-no como um caso político. Já José Gomes Ferreira diz que "tudo isto aconteceu com os mecanismos de controlo que a democracia instituiu a funcionar". Ricardo Costa e José Gomes Ferreira estiveram esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC, onde analisaram o processo Marquês.

    Ricardo Costa

  • A luta pela liderança do PSD fica muito mais animada
    8:47

    Opinião

    Ricardo Costa diz que a luta pela liderança do PSD fica muito mais animada e interessante com a candidatura de Pedro Santana Lopes. Considera ainda que o provedor da Santa Casa da Misericórdia não parte para uma corrida ganha à partida. Mas, reconhece, que Santana não vira as costas a um bom desafio. "Mesmo as pessoas que não gostam de Santana todas lhe reconhecem a coragem", acrescenta.

    Ricardo Costa

  • Isaltino, um caso excecional que não tem nada de excecional

    Opinião

    Isaltino Morais ganhou Oeiras com maioria absoluta. O regresso do dinossauro marcou a noite eleitoral, por assinalar a eleição de um autarca que já cumpriu pena de prisão efetiva. Tudo isto num concelho com um PIB elevadíssimo e os eleitores com mais habilitações literárias do país. Mas para se perceber o que se passou, não se pode resumir a história a algo como "eleitores de Oeiras elegem ex-presidiário". Isso é não perceber que os eleitores nunca deixaram de votar nele. E que Isaltino nunca saiu de Oeiras.

    Ricardo Costa

  • Novos desenvolvimentos da Operação Marquês em análise
    8:00

    Opinião

    Há mais dois arguidos na Operação Marquês. Ambos são altos funcionários da IP - Infraestruturas de Portugal - e um deles é ex-deputado do PSD. Contudo, o que está em causa é a atuação dos suspeitos no projeto do TGV. Ricardo Costa, diretor-geral de Informação da Impresa, analisou o tema na Edição da Noite.

    Ricardo Costa