sicnot

Perfil

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

  • Drama dos refugiados filmado por Ai Weiwei
    10:19

    Cartaz

    Ai Weiwei viajou pelo mundo todo para registar testemunhos das situações que, nos últimos anos, geraram fluxos de milhões de refugiados. João Lopes destaca ainda o lançamento de uma edição especial em Blu-ray do clássico “Blade Runner”

    João Lopes e Cartaz

  • Documentário evoca repressão da PIDE
    10:32

    Cartaz

    “Luz Obscura” é mais uma proposta documental de Susana de Sousa Dias, evocando os mecanismos de repressão do Estado Novo. João Lopes destaca ainda a estreia de “Frantz”, de François Ozon, e o lançamento em DVD do polémico “Mãe!”, de Darren Aronofsky.

    João Lopes e Cartaz

  • Wes Anderson encena fábula com cães
    12:35

    Cartaz

    Com “Ilha dos Cães”, o americano Wes Anderson regressa à animação com pequenos bonecos animados, conhecida pela designação técnica “stop motion”. João Lopes destaca ainda a estreia de “A Morte de Estaline”, uma reflexão muito sarcástica sobre os bastidores do poder político na URSS.

    João Lopes e Cartaz

  • Cineasta belga aborda a guerra na Síria
    11:16

    Cartaz

    Através do filme “Na Síria”, cineasta belga Philippe van Leeuw aborda a experiência de uma família no interior de um conflito trágico. João Lopes destaca ainda a edição em Blu-ray de “Dunkirk”, o filme de Christopher Nolan que ganhou três Oscars.

    João Lopes e Cartaz

  • Filme grego encena tragédia conjugal
    10:05

    Cartaz

    Da Grécia, chega o destaque da semana: “Não Me Ames”, uma realização de Alexandros Avranas, cineasta que já conhecíamos através de “Miss Violence” (2013). João Lopes destaca ainda a estreia da comédia italiana “Ammore e Malavita” e o lançamento em DVD de um documentário sobre David Lynch.

    João Lopes e Cartaz

  • Spielberg convida-nos para uma aventura virtual
    11:12

    Cartaz

    Com o seu novo filme, “Ready Player One: Jogador 1”, Steven Spielberg projecta-nos num futuro dominado pela realidade virtual.João Lopes destaca ainda uma estreia francesa, o drama “Custódia Partilhada”, e outra japonesa, o filme de tribunal “O Terceiro Assassinato”.

    João Lopes e Cartaz

  • Drama alemão evoca Segunda Guerra Mundial
    12:29

    Cartaz

    Dilacerante drama de guerra, “O Capitão” é uma coprodução entre Alemanha, França e Polónia que teve o português Paulo Branco como produtor associado. João Lopes destaca também a estreia do mais recente trabalho do americano Todd Haynes e ainda um documentário brasileiro sobre as convulsões sociais e políticas da década de 1960.

    João Lopes e Cartaz

  • Teresa Villaverde filma drama português
    9:50

    Cartaz

    “Colo”, de Teresa Villaverde, encena o drama de uma família portuguesa em tempo de crise económica. João Lopes destaca também a estreia de “Como Nossos Pais”, outra história familiar, neste caso de origem brasileira; em DVD, assinala-se o lançamento de um filme que esteve nos Óscares.

    João Lopes e Cartaz

  • Saoirse Ronan interpreta os sonhos da adolescência
    11:56

    Cartaz

    Dos títulos que estiveram na corrida ao Oscar de melhor filme, este é o derradeiro a chegar ao mercado português: “Lady Bird”, a história de uma adolescente de Sacramento, Califórnia, que sonha com uma vida diferente em Nova Iorque. João Lopes comenta os resultados dos Oscars, destacando também a edição em DVD de “Lucky”, uma das interpretações finais de Harry Dean Stanton.

    João Lopes e Cartaz

  • Vanessa Paradis interpreta drama que vem da Lituânia
    10:33

    Cultura

    A actriz francesa Vanessa Paradis é uma das principais intérpretes de “Geada”, um drama sobre a guerra na Ucrânia assinado pelo lituano Sharunas Bartas. João Lopes comenta ainda a estreia de “Mark Felt: o Homem que Derrubou a Casa Branca”, assinalando, no DVD, a edição de “A Paixão de Van Gogh”, um dos candidatos a melhor longa-metragem de animação.

    João Lopes e Cartaz