João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

  • Cinema evoca a musa dos Velvet Underground
    13:32

    Cartaz

    Nico, a cantora alemã que foi musa dos Velvet Underground, é a personagem central de um filme dirigido pela italiana Susanna Nicchiarelli. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo a adaptação do romance de Ian McEwan “Na Praia de Chesil” e um inédito de Nagisa Oshima.

    Cartaz e João Lopes

  • Redescobrindo um mestre do cinema japonês
    12:55

    Cartaz

    Integrado num ciclo de cinema japonês a decorrer em Lisboa e Porto (até meados de Julho), surge agora "Primavera Tardia", um clássico de Yasujiro Ozu. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando também o drama "Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé", de Gus van Sant.

    João Lopes e Cartaz

  • Cineasta sul-coreano celebra maravilhas arquitectónicas
    11:16

    Cartaz

    Nome especialmente conhecido através dos seus trabalhos em vídeo, o sul-coreano Kogonada surge no mercado português através de uma bela ficção centrada na cidade americana de Columbus. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a história juvenil “Com Amor, Simon”.

    João Lopes e Cartaz

  • Charlize Theron transfigura-se para papel dramático
    12:55

    Cartaz

    Charlize Theron volta a consumar uma grande transfiguração física para interpretar o papel central de “Tully”, o novo filme de Jason Reitman. João Lopes comenta as principais novidades do mercado cinematográfico, destacando ainda o filme “O Segredo dos Kennedy”, centrado num episódio trágico da vida do senador Edward Kennedy.

    Cartaz e João Lopes

  • Nostalgia cinéfila no Cais do Sodré
    12:34

    Cartaz

    Com “Cabaret Maxime”, Bruno de Almeida recria cenários do Cais do Sodré para celebrar os ambientes e espectáculos da noite. João Lopes comenta as principais novidades do mercado cinematográfico, incluindo o lançamento em DVD de “A Fábrica de Nada”, o filme português que venceu o prémio FIPRESCI em Cannes/2017.

    João Lopes

  • Filme de Wim Wenders em tom romântico
    12:01

    Cartaz

    “Submersos”, a mais recente realização do alemão Wim Wenders, é a principal estreia da semana. João Lopes comenta as principais novidades do mercado cinematográfico, evocando ainda alguns momentos fortes do recente Festival de Cannes.

    João Lopes e Cartaz

  • Drama dos refugiados filmado por Ai Weiwei
    10:19

    Cartaz

    Ai Weiwei viajou pelo mundo todo para registar testemunhos das situações que, nos últimos anos, geraram fluxos de milhões de refugiados. João Lopes destaca ainda o lançamento de uma edição especial em Blu-ray do clássico “Blade Runner”

    João Lopes e Cartaz

  • Documentário evoca repressão da PIDE
    10:32

    Cartaz

    “Luz Obscura” é mais uma proposta documental de Susana de Sousa Dias, evocando os mecanismos de repressão do Estado Novo. João Lopes destaca ainda a estreia de “Frantz”, de François Ozon, e o lançamento em DVD do polémico “Mãe!”, de Darren Aronofsky.

    João Lopes e Cartaz