sicnot

Perfil

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

  • O regresso de duas obras-primas do cinema musical
    11:53

    Cartaz

    As irmãs Catherine Deneuve e François Dorléac são as protagonistas de “As Donzelas de Rochefort”, um dos dois musicais clássicos assinados por Jacques Demy que surgem em reposição de Verão. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a estreia do thriller “Wind River” e, no mercado do Blu-ray, a edição da versão de “A Bela e o Monstro” produzida pelos estúdios Disney.

    Cartaz e João Lopes

  • Filme francês recria clássico da literatura
    5:23

    Cartaz

    Judith Chemla é a protagonista de “A Vida de uma Mulher”, nova adaptação do clássico “Une Vie”, de Guy de Maupassant, publicado em 1883. João Lopes comenta as principais novidades do mercado, incluindo a estreia de um “blockbuster” com Charlize Theron e a edição, em Blu-ray, de um filme de Stanley Kubrick.

    Cartaz e João Lopes

  • Jean Gabin e outras memórias lendárias do cinema francês
    12:12

    Cartaz

    Jean Gabin é um dos actores evocados por Bertrand Tavernier em “Uma Viagem pelo Cinema Francês” — outro nome presente nas suas memórias é Jeanne Moreau, falecida esta semana. João Lopes comenta as principais novidades do mercado, incluindo a estreia de um filme israelita e o lançamento, em DVD, de três clássicos do cinema soviético.

    João Lopes e Cartaz

  • Uma aventura galáctica filmada em França
    12:33

    Cartaz

    O francês Luc Besson volta a apostar num grande espectáculo de Verão: “Valérian e a Cidade dos Mil Planetas” adapta uma BD de sucesso. João Lopes comenta as principais estreias, recordando ainda, em DVD, a mais recente versão cinematográfica da obra de Antoine de Saint-Exupéry, “O Principezinho”.

    Cartaz e João Lopes

  • Superprodução evoca drama de guerra
    12:25

    Cartaz

    A gigantesca manobra de retirada das tropas aliadas de Dunquerque, em 1940, é o tema do novo filme de Christopher Nolan. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a edição em Blu-ray do clássico “Há Lodo no Cais”, de Elia Kazan.

    João Lopes

  • Sérgio Tréfaut filma memórias do Holocausto
    11:34

    Cartaz

    “Treblinka”, de Sérgio Tréfaut, propõe uma viagem à Europa de Leste, conduzida pelas palavras de um sobrevivente do Holocausto. João Lopes comenta as novidades nas salas, destacando ainda a edição em Blu-ray de dois clássicos do mestre britânico David Lean.

    João Lopes e Cartaz

  • Filme dramático reúne duas divas do cinema francês
    12:17

    Cartaz

    Duas das mais talentosas divas do cinema francês contracenam no drama “Duas Mulheres, um Encontro”. João Lopes comenta as novidades nas salas, destacando também a edição em Blu-ray de um dos títulos marcantes de 2016: “Silêncio”, de Martin Scorsese.

    João Lopes

  • Filme das Filipinas narra tragédia familiar
    14:27

    Cartaz

    O cineasta mais internacional das Filipinas, Brillante Mendoza, regressa aos ecrãs portugueses com “Mãe Rosa”. João Lopes comenta as novidades nas salas, entre as quais se inclui o novo filme de “Gru, o Maldisposto”; no DVD, destaque para o universo “Star Wars”.

    João Lopes e Cartaz

  • Um filme de guerra com apenas três personagens
    12:53

    Cartaz

    Doug Liman, o cineasta do primeiro título da série “Jason Bourne”, assina agora “O Muro”, um invulgar drama de guerra. João Lopes comenta as novidades nas salas, destacando ainda a edição em DVD de “O Clube” e “Neruda”, dois filmes assinados pelo chileno Pablo Larraín.

    Cartaz e João Lopes