sicnot

Perfil

Cultura

  • Coliseu dos Recreios foi dos últimos palcos pisados por Zeca Afonso
    1:38

    Cultura

    Um dos últimos palcos pisados por Zeca Afonso, antes de ser obrigado a afastar-se por doença, foi o Coliseu dos Recreios em 1983. Ali cantou, entre outras, a Balada do Outono, gravada pela primeira vez a 12 de março de 1960. O cantor chamou-lhe balada, como a outras canções, para as distinguir, segundo o próprio, do chamado fado de Coimbra. É, no entanto, inspirada no Rio Mondego que surge esta Balada de Outono.

  • Zeca Afonso influenciou várias gerações de artistas
    4:56

    Cultura

    José Afonso morreu há 30 anos. Para lembrar a vida e obra do poeta e cantor de intervenção, há concertos e exposições um pouco por todo o país. Pela voz e pelas letras, Zeca Afonso deixou um legado único a Portugal. O músico influenciou várias gerações de artistas de diferentes géneros musicais.

  • Óscares 2017: a lista de nomeados para Melhor Ator e Melhor Atriz
    2:59

    Óscares 2017

    Na contagem decrescente para a noite dos Óscares, no próximo domingo, apresentamos uma das categorias mais aguardadas: as de Melhor Ator e Melhor Atriz. Emma Stone, Meryl Streep e Natalie Portman estão sob os holofotes. Nos homens, Andrew Garfield está nomeado pela primeira vez e Denzel Washington pode vir a receber o terceiro Óscar da carreira.

  • Zeca Afonso, o autor da senha da revolução
    4:48

    Cultura

    Esta quinta-feira, faz 30 anos que morreu José Afonso. Autor da senha da revolução, símbolo do artista da liberdade, Zeca Afonso morreu aos 57 anos vítima de doença. O músico influenciou várias gerações de artistas de vários géneros musicais; criou laços com poetas, escritores e opositores ao regime durante a crise estudantil de 1962. O aniversário da morte do músico vai ser assinalado em todo o país com concertos e exposições.

  • Vitorino canta Zeca Afonso
    9:33

    Cultura

    Vitorino esteve no Jornal das 7, da SIC Notícias, onde recordou Zeca Afonso. O músico lembra o "português cristalino" das suas letras e algumas das suas memórias com o cantor e autor. Vitorino homenageou ainda Zeca Afonso ao cantar a sua música "Cação de Embalar".