sicnot

Perfil

Cultura

Músico Janita Salomé vence Prémio Pedro Osório 2015

O músico Janita Salomé venceu o Prémio Pedro Osório 2015 com o álbum "Em nome da Rosa", editado no verão passado, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O músico alentejano, "tem construído uma carreira sólida e inovadora como autor e intérprete, surpreendendo sempre o público com as suas excepcionais qualidades vocais", sustenta a SPA, que criou este prémio em 2012.

Janita Salomé, que receberá o prémio, no valor de 2.000 euros, na próxima segunda-feira, editou "Em nome da Rosa" em 2014, com temas que remetem para a cultura sefardita, que o músico tem estudado há vários anos. 

O álbum tem direção musical e arranjos do pianista Filipe Raposo e contou com a participação dos músicos Mário Delgado, Quiné Teles, Pedro Jóia, António Quintino e Daniel Vieira.

Janita Salomé, nascido na vila alentejana Redondo em 1947, editou o primeiro álbum em nome próprio, intitulado "Melro", com temas alentejanos e fados de Coimbra, em 1980, no ano em que se tornou músico profissional, a acompanhar José Afonso nas atuações ao vivo.

Mantendo sempre a ligação ao Alentejo, Janite Salomé editou até à atualidade álbuns como "Lavrar em teu peito", "Raiano" e "A cantar à Lua", está ligado aos projetos Lua Estravagante - com os irmãoss Vitorino e Carlos Salomé - e Vozes ao Sul.

A Sociedade Portuguesa de Autores criou o Prémio Pedro Osório para distinguir obras e autores que se tenham distinguido no ano anterior à sua atribuição.

Janita Salomé junta-se aos já distinguidos Rão Kyao, Jorge Palma e Pedro Abrunhosa.

O prémio homenageia  Pedro Osório, compositor e maestro falecido em 2012 e que "tão profundamente influenciou a música portuguesa desde a década de sessenta do século passado, sempre atento ao aparecimento de novos valores criativos e interpretativos".


Lusa
  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.