sicnot

Perfil

Cultura

Músico Janita Salomé vence Prémio Pedro Osório 2015

O músico Janita Salomé venceu o Prémio Pedro Osório 2015 com o álbum "Em nome da Rosa", editado no verão passado, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O músico alentejano, "tem construído uma carreira sólida e inovadora como autor e intérprete, surpreendendo sempre o público com as suas excepcionais qualidades vocais", sustenta a SPA, que criou este prémio em 2012.

Janita Salomé, que receberá o prémio, no valor de 2.000 euros, na próxima segunda-feira, editou "Em nome da Rosa" em 2014, com temas que remetem para a cultura sefardita, que o músico tem estudado há vários anos. 

O álbum tem direção musical e arranjos do pianista Filipe Raposo e contou com a participação dos músicos Mário Delgado, Quiné Teles, Pedro Jóia, António Quintino e Daniel Vieira.

Janita Salomé, nascido na vila alentejana Redondo em 1947, editou o primeiro álbum em nome próprio, intitulado "Melro", com temas alentejanos e fados de Coimbra, em 1980, no ano em que se tornou músico profissional, a acompanhar José Afonso nas atuações ao vivo.

Mantendo sempre a ligação ao Alentejo, Janite Salomé editou até à atualidade álbuns como "Lavrar em teu peito", "Raiano" e "A cantar à Lua", está ligado aos projetos Lua Estravagante - com os irmãoss Vitorino e Carlos Salomé - e Vozes ao Sul.

A Sociedade Portuguesa de Autores criou o Prémio Pedro Osório para distinguir obras e autores que se tenham distinguido no ano anterior à sua atribuição.

Janita Salomé junta-se aos já distinguidos Rão Kyao, Jorge Palma e Pedro Abrunhosa.

O prémio homenageia  Pedro Osório, compositor e maestro falecido em 2012 e que "tão profundamente influenciou a música portuguesa desde a década de sessenta do século passado, sempre atento ao aparecimento de novos valores criativos e interpretativos".


Lusa
  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.