sicnot

Perfil

Cultura

Músico Janita Salomé vence Prémio Pedro Osório 2015

O músico Janita Salomé venceu o Prémio Pedro Osório 2015 com o álbum "Em nome da Rosa", editado no verão passado, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O músico alentejano, "tem construído uma carreira sólida e inovadora como autor e intérprete, surpreendendo sempre o público com as suas excepcionais qualidades vocais", sustenta a SPA, que criou este prémio em 2012.

Janita Salomé, que receberá o prémio, no valor de 2.000 euros, na próxima segunda-feira, editou "Em nome da Rosa" em 2014, com temas que remetem para a cultura sefardita, que o músico tem estudado há vários anos. 

O álbum tem direção musical e arranjos do pianista Filipe Raposo e contou com a participação dos músicos Mário Delgado, Quiné Teles, Pedro Jóia, António Quintino e Daniel Vieira.

Janita Salomé, nascido na vila alentejana Redondo em 1947, editou o primeiro álbum em nome próprio, intitulado "Melro", com temas alentejanos e fados de Coimbra, em 1980, no ano em que se tornou músico profissional, a acompanhar José Afonso nas atuações ao vivo.

Mantendo sempre a ligação ao Alentejo, Janite Salomé editou até à atualidade álbuns como "Lavrar em teu peito", "Raiano" e "A cantar à Lua", está ligado aos projetos Lua Estravagante - com os irmãoss Vitorino e Carlos Salomé - e Vozes ao Sul.

A Sociedade Portuguesa de Autores criou o Prémio Pedro Osório para distinguir obras e autores que se tenham distinguido no ano anterior à sua atribuição.

Janita Salomé junta-se aos já distinguidos Rão Kyao, Jorge Palma e Pedro Abrunhosa.

O prémio homenageia  Pedro Osório, compositor e maestro falecido em 2012 e que "tão profundamente influenciou a música portuguesa desde a década de sessenta do século passado, sempre atento ao aparecimento de novos valores criativos e interpretativos".


Lusa
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.