sicnot

Perfil

Cultura

Christie's vai leiloar coleção de gravuras de Paula Rego em Londres

Peças de uma coleção privada, que percorrem trinta anos da obra gráfica da pintora Paula Rego, incluindo a série completa "Nursery Rhymes", vão ser vendidas pela Christie's, num leilão "online", que inicia hoje a fase de licitação.

Paula Rego

Paula Rego

AP

O leilão intitula-se "Paula Rego Thirthy Years of Print" ("Paula Rego 30 anos de Gravura") e acontece numa altura em que a pintora portuguesa radicada em Londres acaba de completar 80 anos. 

As peças, entre gravuras e litografias, provêm da maior coleção privada da obra gráfica da artista, disse fonte da leiloeira contactada pela agência Lusa.

A fase de licitação decorre "online" até 19 de março e as obras vão estar expostas a partir do próximo sábado, dia 14, na galeria da Christie's, na King Street, em Londres.

Os lotes em venda contemplam algumas edições de obras raras, criadas entre 1987 e 2007, e importantes séries da obra gráfica, nomeadamente as "Nursery Rhymes", com bases de licitação que vão das 400 libras (cerca de 540 euros) a 20 mil libras (cerca de 27 mil euros). 

Lucia Tro Santafe, especialista em obra gráfica moderna e contemporânea na Christie´s, responsável pelo leilão, sublinhou que Paula Rego "é uma das maiores artistas contemporâneas". 

"O seu imaginário poderoso, e por vezes subversivo, colocam-na na grande tradição de artistas contadores de histórias, como Goya, Daumier e Picasso. Este leilão de obras de Paula Rego é uma ótima oportunidade para os colecionadores adquirirem as obras dela", comentou.

Estarão ainda à venda as séries completas de "Pendle Witches" e "Peter Pan", bem como várias litografias da série "Jane Eyre", nomeadamente "Getting ready for the ball", "Come to me" e "Loving Berwick".

A pintora portuguesa começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.

Em Londres viria a conhecer o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais, que detém um acervo de obras da autora.

Na pintura de Paula Rego surgem muitas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são muitas vezes os protagonistas da sua linguagem pictórica.

Nas últimas décadas, a pintora tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.


Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.