sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas tiveram mais espetadores e receitas de bilheteira em fevereiro

O mês de fevereiro registou mais 446.332 espetadores nas salas de cinema e mais 2,4 milhões de euros de receita de bilheteira, do que no mesmo mês de 2014, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

© Chris Helgren / Reuters

Este aumento de mais de 60 por cento terá sido impulsionado pela estreia, a 12 de fevereiro, do filme "As cinquenta sombras de Grey", de Sam Taylor-Johnson, que somou cerca de 380 mil espetadores e dois milhões de receita bruta de bilheteira.

De acordo com o ICA, em fevereiro registaram-se 1.198.431 espetadores (mais 446.332 do que em fevereiro de 2014) e 6,2 milhões de euros de receita (mais 2,4 milhões de euros comparando com 2014).

Nos dois primeiros meses de 2015, estrearam-se 52 longas-metragens, das quais 25 foram de produção norte-americana e 22 de produção europeia. No entanto, em termos de espetadores e receitas de bilheteira os valores não são tão equitativos.

Os filmes oriundos dos Estados Unidos somaram 1,5 milhões de espetadores e 8,2 milhões de euros de receita, enquanto os filmes europeus tiverma 411 mil espetadores e 2,1 milhões de euros de receita.

Além de "As cinquenta sombras de Grey", os outros dois filmes mais vistos este ano em Portugal foram "Sniper americano", de Clint Eastwood, e "A teoria de tudo", de James Marsh.

Lusa
  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.