sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas tiveram mais espetadores e receitas de bilheteira em fevereiro

O mês de fevereiro registou mais 446.332 espetadores nas salas de cinema e mais 2,4 milhões de euros de receita de bilheteira, do que no mesmo mês de 2014, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

© Chris Helgren / Reuters

Este aumento de mais de 60 por cento terá sido impulsionado pela estreia, a 12 de fevereiro, do filme "As cinquenta sombras de Grey", de Sam Taylor-Johnson, que somou cerca de 380 mil espetadores e dois milhões de receita bruta de bilheteira.

De acordo com o ICA, em fevereiro registaram-se 1.198.431 espetadores (mais 446.332 do que em fevereiro de 2014) e 6,2 milhões de euros de receita (mais 2,4 milhões de euros comparando com 2014).

Nos dois primeiros meses de 2015, estrearam-se 52 longas-metragens, das quais 25 foram de produção norte-americana e 22 de produção europeia. No entanto, em termos de espetadores e receitas de bilheteira os valores não são tão equitativos.

Os filmes oriundos dos Estados Unidos somaram 1,5 milhões de espetadores e 8,2 milhões de euros de receita, enquanto os filmes europeus tiverma 411 mil espetadores e 2,1 milhões de euros de receita.

Além de "As cinquenta sombras de Grey", os outros dois filmes mais vistos este ano em Portugal foram "Sniper americano", de Clint Eastwood, e "A teoria de tudo", de James Marsh.

Lusa
  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.