sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas tiveram mais espetadores e receitas de bilheteira em fevereiro

O mês de fevereiro registou mais 446.332 espetadores nas salas de cinema e mais 2,4 milhões de euros de receita de bilheteira, do que no mesmo mês de 2014, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

© Chris Helgren / Reuters

Este aumento de mais de 60 por cento terá sido impulsionado pela estreia, a 12 de fevereiro, do filme "As cinquenta sombras de Grey", de Sam Taylor-Johnson, que somou cerca de 380 mil espetadores e dois milhões de receita bruta de bilheteira.

De acordo com o ICA, em fevereiro registaram-se 1.198.431 espetadores (mais 446.332 do que em fevereiro de 2014) e 6,2 milhões de euros de receita (mais 2,4 milhões de euros comparando com 2014).

Nos dois primeiros meses de 2015, estrearam-se 52 longas-metragens, das quais 25 foram de produção norte-americana e 22 de produção europeia. No entanto, em termos de espetadores e receitas de bilheteira os valores não são tão equitativos.

Os filmes oriundos dos Estados Unidos somaram 1,5 milhões de espetadores e 8,2 milhões de euros de receita, enquanto os filmes europeus tiverma 411 mil espetadores e 2,1 milhões de euros de receita.

Além de "As cinquenta sombras de Grey", os outros dois filmes mais vistos este ano em Portugal foram "Sniper americano", de Clint Eastwood, e "A teoria de tudo", de James Marsh.

Lusa
  • A casa dos horrores
    7:57

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e escravidão dos 13 filhos: o mais velho tinha 29 anos e a mais nova dois. A polícia encontrou um cenário de horror quando entrou na casa da família, depois de uma das filhas ter fugido pela janela. Crianças e jovens estavam amarrados às camas e todos estavam mal alimentados. Mas nas redes sociais, o casal Turpin divulgava imagens de uma família feliz.

  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38