sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas tiveram mais espetadores e receitas de bilheteira em fevereiro

O mês de fevereiro registou mais 446.332 espetadores nas salas de cinema e mais 2,4 milhões de euros de receita de bilheteira, do que no mesmo mês de 2014, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

© Chris Helgren / Reuters

Este aumento de mais de 60 por cento terá sido impulsionado pela estreia, a 12 de fevereiro, do filme "As cinquenta sombras de Grey", de Sam Taylor-Johnson, que somou cerca de 380 mil espetadores e dois milhões de receita bruta de bilheteira.

De acordo com o ICA, em fevereiro registaram-se 1.198.431 espetadores (mais 446.332 do que em fevereiro de 2014) e 6,2 milhões de euros de receita (mais 2,4 milhões de euros comparando com 2014).

Nos dois primeiros meses de 2015, estrearam-se 52 longas-metragens, das quais 25 foram de produção norte-americana e 22 de produção europeia. No entanto, em termos de espetadores e receitas de bilheteira os valores não são tão equitativos.

Os filmes oriundos dos Estados Unidos somaram 1,5 milhões de espetadores e 8,2 milhões de euros de receita, enquanto os filmes europeus tiverma 411 mil espetadores e 2,1 milhões de euros de receita.

Além de "As cinquenta sombras de Grey", os outros dois filmes mais vistos este ano em Portugal foram "Sniper americano", de Clint Eastwood, e "A teoria de tudo", de James Marsh.

Lusa
  • Hoje é notícia

    País

    A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27