sicnot

Perfil

Cultura

Adriano Moreira candidato ao Prémio Princesa das Astúrias 2015

O jurista e professor universitário Adriano Moreira é candidato ao Prémio Princesa das Astúrias 2015, na categoria Ciências Sociais, confirmou o próprio à agência Lusa.

Lusa

Lusa

(LUSA/ ARQUIVO)

A candidatura ao Prémio Princesa da Astúrias, disse Adriano Moreia à agência Lusa, foi entregue pela Academia de Ciências de Lisboa, instituição que o jurista, estadista, ex-deputado, antigo ministro e líder partidário (CDS) chegou a presidir.

O prazo para entrega das candidaturas terminou na passada quinta-feira, 12 de março, anunciou a fundação espanhola.

No total foram entregues 223 candidaturas, de 51 países, em oito categorias: Artes, Letras, Ciências Sociais, Comunicação e Humanidades, Investigação Científica e Técnica, Cooperação Internacional, Concórdia e Desportos.

Cada vencedor recebe uma escultura de Joan Miró e 50 mil euros, além de um diploma e uma insígnia.

Adriano Moreira, de 92 anos, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1944, e doutorou-se, na mesma área, pela Universidade Complutense de Madrid e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), de Lisboa.

Foi deputado e presidente do CDS, ministro do Ultramar durante o Estado Novo (de 1961 a 1963), entre muitos outros cargos na vida política portuguesa.

Foi presidente da Sociedade de Geografia e, mais tarde, da Academia de Ciências de Lisboa.

Recebeu vários prémios e condecorações, tais como: a medalha de Mérito Cultural, medalha Militar de Serviços Distintos grau ouro da Marinha, medalha de Mérito Aeronáutico, Royal Victorian Order, Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, entre outros. 

Além de Adriano Moreira, na categoria Ciências Sociais,  também a antiga maratonista portuguesa Rosa Mota será candidata aos Prémios Princesa das Astúrias, na categoria Desportos. O nome de Rosa Mota foi proposto pelo Comité Olímpico de Portugal e pelo embaixador de Espanha em Portugal.

Lusa

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04