sicnot

Perfil

Cultura

Rosa Mota candidata ao Prémio Princesa das Astúrias 2015

A portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica da maratona em 1988, é uma das candidatas ao Prémio Princesa das Astúrias 2015, na categoria Desporto.

José Manuel Constantino presidente do  COP (Comité Olimpico de Portugal) confirmou que este e o Embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco Bonet, submeteram o nome da ex-atleta à Fundação Princesa das Astúrias, que em outubro anunciará os vencedores nas oito categorias.

A mesma fonte acrescentou que a candidatura de Rosa Mota foi subscrita pelo atual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelos ex-presidentes Jorge Sampaio, Mário Soares (Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional 1995) e Ramalho Eanes.

Também subscreveram a candidatura António Damásio (Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica 2005), Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e o Prémio Nobel da Paz de 1996, o timorense José Ramos Horta.

O corredor queniano Paul Tergat (cinco vezes campeão mundial de corta-mato), o atleta etíope Haile Gebrselassie (Prémio Príncipe das Astúrias dos Desportos 2011), Fernando Lima Bello, Abel Anton e Martin Fiz (Prémio Príncipe das Astúrias dos Desportos de 1997 com a equipa espanhola de maratonas) e Paco Borao (presidente da Associação Internacional de Maratonas e Provas de Estrada) completam a lista dos subscritores. 

O prazo para entrega das candidaturas terminou na passada quinta-feira, 12 de março, anunciou a Fundação Espanhola.

No total foram entregues 223 candidaturas, de 51 países, em oito categorias: Artes, Letras, Ciências Sociais, Comunicação e Humanidades, Investigação Científica e Técnica, Cooperação Internacional, Concordia e Desportos.

Cada vencedor recebe uma escultura de Joan Miró e uma quantia de 50 mil euros, além de um diploma e uma insígnia.

A atleta portuguesa Rosa Mota sagrou-se campeã olímpica da maratona em 1988 (Seul), campeã do Mundo em 1987 (Roma) e da Europa em três ocasiões (1982, 1986 e 1990). É considerada uma das maiores atletas de sempre naquela distância.

Com Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01
  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".