sicnot

Perfil

Cultura

Rosa Mota candidata ao Prémio Princesa das Astúrias 2015

A portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica da maratona em 1988, é uma das candidatas ao Prémio Princesa das Astúrias 2015, na categoria Desporto.

José Manuel Constantino presidente do  COP (Comité Olimpico de Portugal) confirmou que este e o Embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco Bonet, submeteram o nome da ex-atleta à Fundação Princesa das Astúrias, que em outubro anunciará os vencedores nas oito categorias.

A mesma fonte acrescentou que a candidatura de Rosa Mota foi subscrita pelo atual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelos ex-presidentes Jorge Sampaio, Mário Soares (Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional 1995) e Ramalho Eanes.

Também subscreveram a candidatura António Damásio (Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica 2005), Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e o Prémio Nobel da Paz de 1996, o timorense José Ramos Horta.

O corredor queniano Paul Tergat (cinco vezes campeão mundial de corta-mato), o atleta etíope Haile Gebrselassie (Prémio Príncipe das Astúrias dos Desportos 2011), Fernando Lima Bello, Abel Anton e Martin Fiz (Prémio Príncipe das Astúrias dos Desportos de 1997 com a equipa espanhola de maratonas) e Paco Borao (presidente da Associação Internacional de Maratonas e Provas de Estrada) completam a lista dos subscritores. 

O prazo para entrega das candidaturas terminou na passada quinta-feira, 12 de março, anunciou a Fundação Espanhola.

No total foram entregues 223 candidaturas, de 51 países, em oito categorias: Artes, Letras, Ciências Sociais, Comunicação e Humanidades, Investigação Científica e Técnica, Cooperação Internacional, Concordia e Desportos.

Cada vencedor recebe uma escultura de Joan Miró e uma quantia de 50 mil euros, além de um diploma e uma insígnia.

A atleta portuguesa Rosa Mota sagrou-se campeã olímpica da maratona em 1988 (Seul), campeã do Mundo em 1987 (Roma) e da Europa em três ocasiões (1982, 1986 e 1990). É considerada uma das maiores atletas de sempre naquela distância.

Com Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19