sicnot

Perfil

Cultura

Ativistas adiam lançamento de balões com o filme "A Entrevista" para Coreia do Norte

Ativistas sul-coreanos adiaram hoje o lançamento de milhares de cópias do filme de Hollywood "A Entrevista" para a Coreia do Norte, depois de críticas de Seul e ameaças de resposta militar por parte de Pyongyang. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rick Wilking / Reuters

Os ativistas tinham anunciado que iriam usar balões gigantes para lançar para o outro lado da fronteira 500.000 panfletos anti-Coreia do Norte e 10.000 DVD da comédia sobre um complô para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un.

 

A data prevista para o lançamento, 26 de março, marca o aniversário do ataque, em 2010, a uma embarcação sul-coreana, que Seul considerou ser da responsabilidade de um submarino norte-coreano.

 

No domingo, o exército da Coreia do Norte avisou que iria responder aos ativistas disparando contra os balões "com todos os meios" disponíveis entre as unidades fronteiriças.

 

Qualquer resposta seguinte da Coreia do Sul implicaria "impiedosos ataques de retaliação", indicou o exército norte-coreano em comunicado.


Lusa

  •  Sony limita acesso à estreia de "A Entrevista" após ataque informático

    Mundo

    A Sony Pictures Entertainment vai avançar com o lançamento do filme "A Entrevista", mas as "estrelas" do filme não vão prestar as habituais declarações à imprensa. Esta semana, o grupo que reclama a autoria do ataque informático à Sony exigiu o cancelamento do lançamento do filme, uma comédia em torno da conspiração para assassinar o líder da República Popular da Coreia do Norte.

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes