sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura sueco Tomas Transtromer

O poeta sueco Tomas Transtromer, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2011, e que escreveu sobre Lisboa e Funchal, morreu aos 83 anos, disse hoje o seu editor.

© Scanpix Sweden / Reuters

Tomas Transtromer sofreu, em 1990, um acidente vascular, que afetou a sua capacidade de falar e escrever.

Em 2011, quando foi distinguido com o Nobel, o poeta Casimiro de Brito afirmou à Lusa que Transtromer era "o maior ou um dos maiores poetas do mundo".

Em Portugal, o poeta tem publicada a antologia "50 Poemas", numa tradução de Alexandre Pastor, da editora Relógio d'Água, e "As minhas lembranças observam-me, seguido de Primeiros Poemas", com um posfácio de Pedro Mexia, numa edição Sextante. Esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Lusa
  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.