sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura sueco Tomas Transtromer

O poeta sueco Tomas Transtromer, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2011, e que escreveu sobre Lisboa e Funchal, morreu aos 83 anos, disse hoje o seu editor.

© Scanpix Sweden / Reuters

Tomas Transtromer sofreu, em 1990, um acidente vascular, que afetou a sua capacidade de falar e escrever.

Em 2011, quando foi distinguido com o Nobel, o poeta Casimiro de Brito afirmou à Lusa que Transtromer era "o maior ou um dos maiores poetas do mundo".

Em Portugal, o poeta tem publicada a antologia "50 Poemas", numa tradução de Alexandre Pastor, da editora Relógio d'Água, e "As minhas lembranças observam-me, seguido de Primeiros Poemas", com um posfácio de Pedro Mexia, numa edição Sextante. Esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Lusa
  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.