sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura sueco Tomas Transtromer

O poeta sueco Tomas Transtromer, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2011, e que escreveu sobre Lisboa e Funchal, morreu aos 83 anos, disse hoje o seu editor.

© Scanpix Sweden / Reuters

Tomas Transtromer sofreu, em 1990, um acidente vascular, que afetou a sua capacidade de falar e escrever.

Em 2011, quando foi distinguido com o Nobel, o poeta Casimiro de Brito afirmou à Lusa que Transtromer era "o maior ou um dos maiores poetas do mundo".

Em Portugal, o poeta tem publicada a antologia "50 Poemas", numa tradução de Alexandre Pastor, da editora Relógio d'Água, e "As minhas lembranças observam-me, seguido de Primeiros Poemas", com um posfácio de Pedro Mexia, numa edição Sextante. Esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Lusa
  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.