sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura sueco Tomas Transtromer

O poeta sueco Tomas Transtromer, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2011, e que escreveu sobre Lisboa e Funchal, morreu aos 83 anos, disse hoje o seu editor.

© Scanpix Sweden / Reuters

Tomas Transtromer sofreu, em 1990, um acidente vascular, que afetou a sua capacidade de falar e escrever.

Em 2011, quando foi distinguido com o Nobel, o poeta Casimiro de Brito afirmou à Lusa que Transtromer era "o maior ou um dos maiores poetas do mundo".

Em Portugal, o poeta tem publicada a antologia "50 Poemas", numa tradução de Alexandre Pastor, da editora Relógio d'Água, e "As minhas lembranças observam-me, seguido de Primeiros Poemas", com um posfácio de Pedro Mexia, numa edição Sextante. Esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Lusa
  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05