sicnot

Perfil

Cultura

Arquiteto Siza Vieira desenha torre residencial em Nova Iorque

O arquiteto Álvaro Siza Vieira foi contratado para desenhar uma torre residencial em Nova Iorque, segundo o jornal The New York Times

(LUSA/ Arquivo)

A torre residencial terá cerca de 120 metros e ficará na esquina da Rua 56 com a 11ª avenida, no bairro de Hell's Kitchen, conhecido pela alta concentração de bares e restaurantes.

O projeto, que será o primeiro do arquiteto português nos Estados Unidos, é uma encomenda da empresa Sumaida and Khurana, que comprou a localização no início do ano ao político e empresário John Catsimatidis. 

O português torna-se assim o último arquiteto de renome internacional a juntar o seu nome a uma lista de arquitetos célebres que deixaram a sua marca na cidade, como Frank Lloyd Wright ou Frank Gehry. 

"Promotores imobiliários que estão dispostos a pagar somas estratosféricas por novas construções tendem a escolher arquitetos com algum poder de estrela", escreve o The New York Times, sem indicar quando começa a construção.

Junto com Souto Moura, o arquiteto foi autor de uma instalação chamada Jangada de Pedra que esteve em exibição no mês passado no Kennedy Center, em Washington, durante uma mostra de cultura ibérica. 

Siza Vieira, que venceu o prémio Pritzker de Arquitetura em 1992 e o Golden Lion em 2012, é considerado o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Já este ano, venceu o Prémio Internacional Archdaily "Building of the Year 2015". 

Lusa
  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.