sicnot

Perfil

Cultura

Quem é a jovem portuguesa que conquistou o júri da Sony

Beatriz Rocha tem 15 anos. Venceu a categoria Cultura na secção juvenil dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony, considerada a maior competição do género a nível internacional.  O site da SIC Notícias falou com a jovem portuguesa. 

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Está-lhe nos genes, a paixão pela fotografia: o avô, Luís Rocha, era fotógrafo profissional. Trabalhava n'O Diário do Alentejo. 

 

O pai, Telmo Rocha, é economista mas não esconde o amor pela objetiva.  E Beatriz: tem 15 anos, milhares de fotografias e agora, no curriculum, um prémio internacional.

 

É o primeiro e por isso especial. "Chorei, depois ri-me, tive um conjunto de emoções boas", disse Beatriz Rocha ao site da SIC Notícias.

 

A paixão pela fotografia começou cedo. Primeiro foram os amigos, os pais, ainda em "máquinas de rolo".  A sério, a sério só em 2013, altura em que começou a "pensar a fotografia".  

 

Gosta de fotografar de tudo. Pessoas, paisagens. Gosta de compôr, de provocar. De mudar a maneira de ver as coisas.

 

Por enquanto é só um hobby, e assim se deverá manter, até porque “gostava de ter um trabalho no ramo da física", uma área que também a fascina.

 

As máquinas, herdou-as do pai. Já vai na segunda. Foi com a Nikon D7000 que captou o  aquele momento que deixou o júri da Sony rendido ao talento desta jovem alentejana.

 

Foi captada, o ano passado, no Teatro Garcia de Resende. Acompanhava o pai, Telmo, numa sessão de fotografia com o grupo "Cantares de Évora". 

 

A ideia era juntar duas dimensões da memória histórica de Évora: o centro histórico, que já é património da Humanidade, e a o cante que estava ainda na corrida para ser classificado como Património Imaterial.

 

E assim nasceu a fotografia que vai agora ficar para a história. 

 


  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC