sicnot

Perfil

Cultura

Quem é a jovem portuguesa que conquistou o júri da Sony

Beatriz Rocha tem 15 anos. Venceu a categoria Cultura na secção juvenil dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony, considerada a maior competição do género a nível internacional.  O site da SIC Notícias falou com a jovem portuguesa. 

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Está-lhe nos genes, a paixão pela fotografia: o avô, Luís Rocha, era fotógrafo profissional. Trabalhava n'O Diário do Alentejo. 

 

O pai, Telmo Rocha, é economista mas não esconde o amor pela objetiva.  E Beatriz: tem 15 anos, milhares de fotografias e agora, no curriculum, um prémio internacional.

 

É o primeiro e por isso especial. "Chorei, depois ri-me, tive um conjunto de emoções boas", disse Beatriz Rocha ao site da SIC Notícias.

 

A paixão pela fotografia começou cedo. Primeiro foram os amigos, os pais, ainda em "máquinas de rolo".  A sério, a sério só em 2013, altura em que começou a "pensar a fotografia".  

 

Gosta de fotografar de tudo. Pessoas, paisagens. Gosta de compôr, de provocar. De mudar a maneira de ver as coisas.

 

Por enquanto é só um hobby, e assim se deverá manter, até porque “gostava de ter um trabalho no ramo da física", uma área que também a fascina.

 

As máquinas, herdou-as do pai. Já vai na segunda. Foi com a Nikon D7000 que captou o  aquele momento que deixou o júri da Sony rendido ao talento desta jovem alentejana.

 

Foi captada, o ano passado, no Teatro Garcia de Resende. Acompanhava o pai, Telmo, numa sessão de fotografia com o grupo "Cantares de Évora". 

 

A ideia era juntar duas dimensões da memória histórica de Évora: o centro histórico, que já é património da Humanidade, e a o cante que estava ainda na corrida para ser classificado como Património Imaterial.

 

E assim nasceu a fotografia que vai agora ficar para a história. 

 


  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.