sicnot

Perfil

Cultura

Quem é a jovem portuguesa que conquistou o júri da Sony

Beatriz Rocha tem 15 anos. Venceu a categoria Cultura na secção juvenil dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony, considerada a maior competição do género a nível internacional.  O site da SIC Notícias falou com a jovem portuguesa. 

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Está-lhe nos genes, a paixão pela fotografia: o avô, Luís Rocha, era fotógrafo profissional. Trabalhava n'O Diário do Alentejo. 

 

O pai, Telmo Rocha, é economista mas não esconde o amor pela objetiva.  E Beatriz: tem 15 anos, milhares de fotografias e agora, no curriculum, um prémio internacional.

 

É o primeiro e por isso especial. "Chorei, depois ri-me, tive um conjunto de emoções boas", disse Beatriz Rocha ao site da SIC Notícias.

 

A paixão pela fotografia começou cedo. Primeiro foram os amigos, os pais, ainda em "máquinas de rolo".  A sério, a sério só em 2013, altura em que começou a "pensar a fotografia".  

 

Gosta de fotografar de tudo. Pessoas, paisagens. Gosta de compôr, de provocar. De mudar a maneira de ver as coisas.

 

Por enquanto é só um hobby, e assim se deverá manter, até porque “gostava de ter um trabalho no ramo da física", uma área que também a fascina.

 

As máquinas, herdou-as do pai. Já vai na segunda. Foi com a Nikon D7000 que captou o  aquele momento que deixou o júri da Sony rendido ao talento desta jovem alentejana.

 

Foi captada, o ano passado, no Teatro Garcia de Resende. Acompanhava o pai, Telmo, numa sessão de fotografia com o grupo "Cantares de Évora". 

 

A ideia era juntar duas dimensões da memória histórica de Évora: o centro histórico, que já é património da Humanidade, e a o cante que estava ainda na corrida para ser classificado como Património Imaterial.

 

E assim nasceu a fotografia que vai agora ficar para a história. 

 


  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC