sicnot

Perfil

Cultura

Quem é a jovem portuguesa que conquistou o júri da Sony

Beatriz Rocha tem 15 anos. Venceu a categoria Cultura na secção juvenil dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony, considerada a maior competição do género a nível internacional.  O site da SIC Notícias falou com a jovem portuguesa. 

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Fotos de Beatriz Rocha

Está-lhe nos genes, a paixão pela fotografia: o avô, Luís Rocha, era fotógrafo profissional. Trabalhava n'O Diário do Alentejo. 

 

O pai, Telmo Rocha, é economista mas não esconde o amor pela objetiva.  E Beatriz: tem 15 anos, milhares de fotografias e agora, no curriculum, um prémio internacional.

 

É o primeiro e por isso especial. "Chorei, depois ri-me, tive um conjunto de emoções boas", disse Beatriz Rocha ao site da SIC Notícias.

 

A paixão pela fotografia começou cedo. Primeiro foram os amigos, os pais, ainda em "máquinas de rolo".  A sério, a sério só em 2013, altura em que começou a "pensar a fotografia".  

 

Gosta de fotografar de tudo. Pessoas, paisagens. Gosta de compôr, de provocar. De mudar a maneira de ver as coisas.

 

Por enquanto é só um hobby, e assim se deverá manter, até porque “gostava de ter um trabalho no ramo da física", uma área que também a fascina.

 

As máquinas, herdou-as do pai. Já vai na segunda. Foi com a Nikon D7000 que captou o  aquele momento que deixou o júri da Sony rendido ao talento desta jovem alentejana.

 

Foi captada, o ano passado, no Teatro Garcia de Resende. Acompanhava o pai, Telmo, numa sessão de fotografia com o grupo "Cantares de Évora". 

 

A ideia era juntar duas dimensões da memória histórica de Évora: o centro histórico, que já é património da Humanidade, e a o cante que estava ainda na corrida para ser classificado como Património Imaterial.

 

E assim nasceu a fotografia que vai agora ficar para a história. 

 


  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10