sicnot

Perfil

Cultura

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil para celebrar a leitura

Em honra do autor dinamarquês Hans Christian Andersen e em defesa da importância da leitura, hoje celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional do Livro Infantil.

© Mark Makela / Reuters

A ideia de que as histórias para crianças têm todas algo em comum, mesmo que sejam narradas em línguas e culturas diferentes, domina este ano a mensagem oficial da efeméride, celebrada pela primeira vez a 02 de abril de 1967.


Todos os anos, o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) divulga uma mensagem associada ao Dia Internacional do Livro Infantil, sendo a deste ano assinada pela escritora Marwa Al Agroubi, dos Emirados Árabes Unidos.


"Falamos várias línguas e trazemos diferentes experiências. E, no entanto, partilhamos as mesmas histórias", sejam internacionais, sejam tradicionais. "É sempre a mesma história que nos contam, em diferentes vozes, em diferentes cores, e contudo ela não muda... Princípio, meio e fim", escreveu a autora.


O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado sempre a 02 de abril, coincidindo com o aniversário do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.


Uma das referências da literatura para crianças e jovens, Hans Christian Andersen, que morreu em 1875, é autor de clássicos como "A pequena sereia", "A vendedora de fósforos" e "A princesa e a ervilha".


Hans Christian Andersen dá ainda hoje o nome a um dos mais importantes prémios literários nesta área, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.


Lusa
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15

    País

    Os fogos mais violentos começaram na Lousã, no distrito de Coimbra, e o cenário é desolador. Casas e empresas foram totalmente destruídas. Paulo Carvalho era dono de uma carpintaria, que foi reduzida a um monte de escombros.

  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10

    País

    As autoridades confirmaram a morte de oito pessoas no concelho de Vouzela. Agora é tempo de fazer o luto e tentar reerguer o que foi destruído pelo fogo. Os testemunhos emocionados dos moradores e do autarca relatam a destruição deixada pelas chamas. Custódia perdeu quase tudo. José teve de comprar um gerador para continuar a dar de beber às galinhas.

  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.