sicnot

Perfil

Cultura

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil para celebrar a leitura

Em honra do autor dinamarquês Hans Christian Andersen e em defesa da importância da leitura, hoje celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional do Livro Infantil.

© Mark Makela / Reuters

A ideia de que as histórias para crianças têm todas algo em comum, mesmo que sejam narradas em línguas e culturas diferentes, domina este ano a mensagem oficial da efeméride, celebrada pela primeira vez a 02 de abril de 1967.


Todos os anos, o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) divulga uma mensagem associada ao Dia Internacional do Livro Infantil, sendo a deste ano assinada pela escritora Marwa Al Agroubi, dos Emirados Árabes Unidos.


"Falamos várias línguas e trazemos diferentes experiências. E, no entanto, partilhamos as mesmas histórias", sejam internacionais, sejam tradicionais. "É sempre a mesma história que nos contam, em diferentes vozes, em diferentes cores, e contudo ela não muda... Princípio, meio e fim", escreveu a autora.


O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado sempre a 02 de abril, coincidindo com o aniversário do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.


Uma das referências da literatura para crianças e jovens, Hans Christian Andersen, que morreu em 1875, é autor de clássicos como "A pequena sereia", "A vendedora de fósforos" e "A princesa e a ervilha".


Hans Christian Andersen dá ainda hoje o nome a um dos mais importantes prémios literários nesta área, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.


Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.