sicnot

Perfil

Cultura

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil para celebrar a leitura

Em honra do autor dinamarquês Hans Christian Andersen e em defesa da importância da leitura, hoje celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional do Livro Infantil.

© Mark Makela / Reuters

A ideia de que as histórias para crianças têm todas algo em comum, mesmo que sejam narradas em línguas e culturas diferentes, domina este ano a mensagem oficial da efeméride, celebrada pela primeira vez a 02 de abril de 1967.


Todos os anos, o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) divulga uma mensagem associada ao Dia Internacional do Livro Infantil, sendo a deste ano assinada pela escritora Marwa Al Agroubi, dos Emirados Árabes Unidos.


"Falamos várias línguas e trazemos diferentes experiências. E, no entanto, partilhamos as mesmas histórias", sejam internacionais, sejam tradicionais. "É sempre a mesma história que nos contam, em diferentes vozes, em diferentes cores, e contudo ela não muda... Princípio, meio e fim", escreveu a autora.


O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado sempre a 02 de abril, coincidindo com o aniversário do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.


Uma das referências da literatura para crianças e jovens, Hans Christian Andersen, que morreu em 1875, é autor de clássicos como "A pequena sereia", "A vendedora de fósforos" e "A princesa e a ervilha".


Hans Christian Andersen dá ainda hoje o nome a um dos mais importantes prémios literários nesta área, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.


Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.