sicnot

Perfil

Cultura

Primeiro trimestre do ano com aumento de espectadores nos cinemas

O primeiro trimestre deste ano registou um aumento de 2,9 milhões de euros e cerca de 574.000 espectadores nas salas de cinema, comparando com o mesmo período de 2014, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). 

(Arquivo)

De acordo com as estatísticas do ICA, o aumento ultrapassa os vinte por cento tanto no número de espectadores como na receita de bilheteira, impulsionado pelos resultados obtidos no mês de fevereiro.

Assim, entre janeiro e março as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3.331.713 espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

"As cinquenta sombras de Grey", de Sam Taylor-Johnson, foi o filme mais visto do trimestre, com mais de 490.000 espectadores. O filme português mais visto naquele período foi "Virados dos avesso", de Edgar Pêra, com cerca de seis mil espectadores.

O ICA sublinha ainda que no primeiro trimestre o mercado da distribuição de filmes esteve concentrado em duas empresas - a NOS Lusomundo Audiovisuais e a Big Picture 2 Films - que representam 89% da quota de mercado.

Os dados do ICA são revelados na véspera da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas anunciar a realização de uma Festa do Cinema em Portugal, com venda de bilhetes mais baratos durante três dias, como tentativa de melhor os hábitos de cinema dos portugueses, em sala. 

A iniciativa portuguesa, cuja data não foi ainda revelada, acontecerá à semelhança da "Fiesta del Cine", que existe desde 2009 em Espanha.

Dado o sucesso, a festa espanhola deixou de ser anual e passou a ser um evento semestral. Durante três dias, os bilhetes de cinema custam 2,90 euros nas salas de cinema aderentes. Em outubro de 2014, a iniciativa contou com 2,2 milhões de espectadores em três dias e em 3.118 salas de cinema.

Portugal registou em 2014 os piores valores de consumo de cinema em sala de cinema, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

Segundo o ICA, em 2014 cada sessão de cinema contou, em média, com 20 espetadores.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Telemóveis pessoais foram alternativa ao SIRESP no Sardoal
    1:20

    País

    O presidente da Câmara Municipal do Sardoal disse hoje que a rede SIRESP voltou a falhar durante os últimos cinco dias. Miguel Borges acrescentou que os operacionais no terreno recorreram várias vezes aos seus telemóveis particulares para comunicar.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14