sicnot

Perfil

Cultura

Gonçalo M. Tavares em digressão pelos Estados Unidos e Canadá

O escritor Gonçalo M. Tavares vai estar em digressão nos Estados Unidos, durante o final de abril e início de maio, participando em quatro palestras sobre a sua obra. 

unknown

O autor inicia a viagem em Nova Inglaterra, com uma palestra na Universidade de Boston, no Centro para o Estudo da Europa, no dia 29 de abril. 

No dia seguinte, estará na Universidade de Massachusetts, em Dartmouth.

A iniciativa acontece no Center for the Public Humanities and American Studies e terá o título "Leituras e conversas com Gonçalo M. Tavares".

No dia 01 de maio, o escritor falará no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Rochester, no Estado de Nova Iorque. 

Gonçalo M. Tavares parte depois para o Canadá, onde termina a digressão com uma palestra na convenção anual da Northeast Modern Language Association, que acontece a 02 de maio.

Os livros do escritor já foram traduzidos em 35 línguas e estão disponíveis em 48 países.

Nos Estados Unidos, a revista "New Yorker" escreveu que o autor "tem o dom - assim como Flann O'Brien ou Kafka ou Beckett - de revelar como a lógica pode ser tanto uma fiel ferramenta para a loucura como para a razão."

Em Portugal, Tavares recebeu vários prémios entre os quais o Prémio José Saramago, em 2005, e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco", o Prémio Branquinho da Fonseca/Fundação Calouste Gulbenkain e o Prémio Revelação e o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. 

Foi ainda distinguido com o Prémio Fernando Namora de Melhor Livro Ficção, o Prémio Portugal Telecom de Literatura e o Prémio Fundação Inês de Castro, entre outros.

Lusa
  • Gonçalo M. Tavares lança um novo livro
    3:17

    Cultura

    Gonçalo M. Tavares tem um novo livro que poderá ser adaptado ao teatro. Chama-se "Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai" e tem como protagonista uma menina com trissomia 21.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.