sicnot

Perfil

Cultura

Cirque du Soleil vendido a investidores norte-americanos e chineses

 O Cirque du Soleil foi vendido, por um montante não divulgado, a um consórcio dirigido pela empresa de investimentos norte-americana TPG e que inclui o investidor chinês Fosun, anunciou hoje o grupo canadiano de espetáculo.

(Reuters)

(Reuters)

© Chip East / Reuters

Os novos proprietários pretendem expandir o Cirque du Soleil na China, indicou o grupo em comunicado. 

A TPG detém uma participação maioritária na empresa, ao passo que o seu fundador, Guy Laliberté, conservará uma participação minoritária e continuará a fazer parte da direção estratégica e artística do grupo. 

Apesar de os termos do negócio não terem sido divulgados, a imprensa canadiana noticiou que a TPG, que também investiu na empresa Uber e no Caesars Palace, em Las Vegas, comprou uma participação de 60 por cento da empresa avaliada em 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros).

A Fosun Capital, que no mês passado ganhou uma guerra de licitação pela empresa de férias francesa Club Med, fica com 20 por cento. E o Governo do Quebeque, através do seu ramo de investimentos Caisse de Depot et Placement, ficou com dez por cento da empresa circense criada em 1984 por Laliberté.

"Depois de 30 anos a construir a marca Cirque du Soleil, encontrámos agora os parceiros ideais na TPG, na Fosun Capital e na Caisse para levar o Cirque du Soleil para a próxima etapa na sua evolução enquanto empresa fundada com a convicção de que as artes e os negócios, juntos, podem contribuir para fazer um mundo melhor", declarou Laliberté em comunicado.

Lusa
  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.