sicnot

Perfil

Cultura

TV Globo completa 50 anos e segue a exportar telenovelas com a imagem do Brasil

 A TV Globo completa hoje 50 anos e continua a exportar telenovelas com a imagem do Brasil, desde o "Bem-Amado", de 1973, até a recente "Avenida Brasil" (2012), distribuída em 130 países, um recorde para a emissora.

Um retrato dos costumes brasileiros, da música, do modo de falar, da culinária, da geografia e do quotidiano do país entrou pela televisão nas casas de portugueses, mas também de outros europeus, de africanos, asiáticos e latino-americanos. 

"Ao exportarmos a nossa novela, levamos a outro país não apenas as tramas, as personagens, mas, em particular, todo o entorno social", afirmou à Lusa Mauro Alencar, professor em teledramaturgia e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York (EMMY). 

Alencar citou como exemplos a abertura de "O Bem-Amado", com o centro de Salvador e a trilha sonora de Vinícius de Moraes e Toquinho, e "Gabriela" (1975), cuja abertura mostrava as gravuras de Aldemir Martins e a história tinha pratos da culinária da Bahia. 

Desde 1973, a emissora fundada por Roberto Marinho exportou cerca de 130 títulos para mais de 170 países (incluindo Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau), entre telenovelas, séries, documentários e especiais, segundo a organização. 

A exportação de telenovelas para países deu-se, segundo Alencar, porque as produções conseguiram "interagir com o fator psicossocial" e "construir uma identidade nacional", além de haver um interesse internacional pela cultura do país e de as produções terem qualidade. 

As produções também influenciaram nas discussões sociais colocadas no país, segundo o professor em teledramaturgia. "A novela passou a legitimar os assuntos mais candentes, e os temas abordados passaram a influenciar e a movimentar a realidade social", disse. 

Como exemplo, estão os debates sobre o tema do tráfico humano colocados em pauta após a telenovela "Salve Jorge" (2012/2013, distribuída como "A Guerreira" em Portugal).

A emissora avalia que houve uma "evolução positiva" de seus negócios internacionais, desde a exportação de telenovelas, às quais depois foram somados documentários, séries, minisséries, programas e filmes. Em 1999, foram lançados os canais internacionais da Globo, com foco nos brasileiros que moravam no exterior. 

"Além de entreter, a Globo ajuda a resgatar as raízes que ficaram no Brasil e promover a língua portuguesa", afirmou a Comunicação Globo, realçando que, atualmente, sua programação chega a 2,2 milhões ao redor do mundo. 

Atualmente, a emissora também produz telenovelas em conjunto com emissoras internacionais, como a SIC, de Portugal, cuja parceria resultou na produção de "Laços de Sangue" (2010), "Dancing Days" (2012) e a atual "Mar Salgado" (2014). 

Neste ano, secundo a emissora, a SIC adquiriu as séries "Dupla Identidade", "Amores Roubados" e "O Caçador", do catálogo de 2015, e "O Canto da Sereia", de 2014. A STV, de Moçambique, adquiriu os direitos das telenovelas "Amor à Vida" e "Sangue Bom".

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.