sicnot

Perfil

Cultura

"Velocidade Furiosa 7" é o maior sucesso da história do cinema na China

O filme norte-americano "Velocidade Furiosa 7" tornou-se o maior sucesso comercial da história do cinema na China ao faturar mais de 2.000 milhões de yuan (303 milhões de euros) em 15 dias, noticiou hoje a imprensa oficial.

© Fred Prouser / Reuters

Aquela soma foi alcançada na terça-feira à noite e, a avaliar pelo número de salas que exibem o filme, vai continuar a subir.

No cinema Megabox de Sanlitun, na zona oriental de Pequim, três das oito salas exibiam hoje "Velocidade Furiosa 7", com 16 sessões diárias e o bilhete para a versão 3D custava 130 yuan (20 euros).

Desde a estreia, no passado dia 12 de abril, cerca de 52 milhões de pessoas já viram o filme na China, segundo os dados de uma empresa do setor citada pelo jornal China Daily.

O anterior recorde de bilheteira, detido também por uma superprodução de Hollywood, foi estabelecido no ano passado por "Transformers 4", com uma receita de 1.970 milhões de yuans (298,5 milhões de euros).

 A China já é o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, com as receitas de bilheteira a registarem taxas de crescimento anual de dois dígitos, e se o ritmo de mantiver, no final desta década, poderá ser primeiro, à frente dos Estados Unidos.

  Segundo estatísticas da Administração Estatal da Imprensa, Cinema, Radio e Televisão, o organismo que tutela o setor, em 2014, as receitas dos cinemas cresceram 36% em relação ao ano anterior, para 29.600 milhões de yuan (4.484 milhões de euros), e abriram em média 14 novas salas por dia.

Para proteger a produção nacional, o Governo chinês autoriza apenas a importação de 37 filmes por ano (17 dos quais em formato 3D e IMAX).

Mesmo assim, em 2014, os filmes estrangeiros, sobretudo norte-americanos, asseguraram 45,5% das receitas e já houve anos em que bateram os locais.


Lusa
  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31