sicnot

Perfil

Cultura

Morreu Ben E. King, a voz de "Stand By Me"

O cantor norte-americano Ben E. King, conhecido pela música "Stand By Me", que se tornou um êxito mundial em 1961, morreu hoje, com 76 anos, anunciou o porta-voz do músico.

Chris Pizzello

De acordo com Phil Brown, em declarações à agência de notícias France-Presse, King morreu de causas naturais.

O cantor vivia atualmente em Nova Jersey.

Segundo a agência de notícias, o cantor Gary U. S. Bonds, que colaborou com King, escreveu na sua página na rede social Facebook que ele era "uma das mais doces, gentis e talentosas almas" que teve o privilégio de conhecer e de chamar amigo por mais de 50 anos.

Ben E. King era o nome artístico de Benjamin Earl Nelson. O cantor nasceu em Henderson, na Carolina do Norte, tendo-se mudado para o Harlem, em Nova Iorque, aos nove anos. É nesta cidade que King começa a sua carreira.

A canção "Stand By Me", que o tornou mundialmente famoso, foi escrita inicialmente para outra banda antes de King a ter gravado.

A música foi lançada em 1961, mas teve várias regravações e foi adaptada centenas de vezes em vários géneros musicais.

"Stand by me" tornou-se a quarta música mais passada nas rádios e televisões norte-americanas no século XX, com mais de sete milhões de difusões, segundo a empresa discográfica BMI.

A canção inspirou o filme de 1968 "Stand By Me", um drama realizado por Rob Reiner, e voltou a aparecer num comercial a umas calças de ganga.

Já este ano, a Livraria do Congresso norte-americano escolheu a "Stand By Me" para o seu registo nacional de gravações de "tesouros americanos".

Ben E. King permaneceu ativo nos últimos anos de vida e continuou a fazer digressões.

Também criou a Fundação Stand By Me, com sede na sua casa em Teaneck, Nova Jersey, que apoiava a educação de jovens.


Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.