sicnot

Perfil

Cultura

Escultura de Le Corbusier leiloada por três milhões de euros em Zurique

Uma escultura de uma mulher com 1,83 metros, de Le Corbusier, foi hoje arrematada por cerca de 3 milhões de euros num leilão em Zurique, suplantando em cinco vezes a estimativa inicial feita pelos promotores. 

© Benoit Tessier / Reuters

Denominada 'Femme (3ème recherche)', a obra em madeira retrata uma mulher com 1,83 metros, em tons avermelhados e castanhos, salientando as formas femininas, e é uma das poucas esculturas do arquiteto conhecido pela Cidade Radiante, em Marselha, e pela capela de Ronchamp, sudeste de Paris.

Feita em 1962, a obra foi exibida pela primeira vez 20 anos mais tarde, no Museu de Belas Artes de Zurique, e foi oferecida para leilão, com os organizadores a acreditarem que o seu valor poderia chegar aos 570 mil euros.

"Estamos satisfeitos com este novo recorde mundial para Le Corbusier, com a venda de uma das suas raras esculturas, a superar em cinco vezes a estimativa", disse o diretor de vendas, Hans-Peter Keller, num comunicado citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Lusa
  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.