sicnot

Perfil

Cultura

Novo livro de poesia de Manuel Alegre "Bairro ocidental" é editado amanhã

O novo livro de poesia de Manuel Alegre, "Bairro ocidental", em que o poeta afirma "que é necessária e urgente a nossa libertação", é publicado na terça-feira, divulgou hoje a editora.

© Marcos Borga / Reuters

"Tal como em 'Praça da Canção' [obra publicada há 50 anos], também em 'Bairro ocidental' o poeta vem dizer-nos que é necessária e urgente a nossa libertação", segundo o comunicado das Publicações D. Quixote, que chancelam a obra.

Segundo a mesma fonte, trata-se de "um livro em que o poeta afirma a sua confiança no poder da palavra, da sua capacidade de nos encorajar, de nos incitar, de nos comover".

"Tal como há 50 anos, a poesia de Manuel Alegre seduz o leitor não só pela qualidade e o inesperado da linguagem mas também pela força que recebe de raízes que mergulham no presente histórico", remata a editora.

Numa entrevista à Lusa, no ano passado, Manuel Alegre afirmou que "a poesia só por si não faz a revolução, mas não há mudança sem uma poética da mudança", e salientou a importância da poesia na luta contra o regime anterior a Abril de 1974.

O poeta é um dos mais cantados. Entre os nomes que gravaram letras suas, destacam-se Amália Rodrigues, Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Carlos do Carmo, Luís Cília, Janita Salomé e João Braga.

Natural de Águeda, onde nasceu em maio de 1936, Manuel Alegre, foi deputado à Assembleia da República e candidato, por duas vezes, à Presidência da República.

Estudou Direito na Universidade de Coimbra, tendo-se envolvido nas lutas académicas contra a ditadura; cumpriu o serviço militar em Angola, onde foi preso pela polícia política do regime (PIDE), por se revoltar contra a guerra colonial.

Manuel Alegre conta atualmente com mais de 30 títulos publicados entre ficção e poesia, e tem recebido vários galardões nacionais e internacionais, entre eles os prémios Amália e D. Dinis-Fundação da Casa de Mateus.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.