sicnot

Perfil

Cultura

Desclassificado monumento nacional em Penalva do Castelo que nunca existiu

As Antas de Penalva, classificadas como monumento nacional em 1910, foram desclassificadas por não existir qualquer vestígio deste monumento no concelho de Penalva do Castelo, disse hoje à Lusa o historiador Paulo Fernandes.

Hochgeladen von Rei-artur

"Existe um topónimo, mas de facto este monumento não existe na freguesia de Antas. Também nunca vi nenhuma descrição sobre este monumento, nem nas Memórias da Paróquia do século XVI a XVIII", alegou.

Na declaração 99/2015 de 21 de abril, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, desclassifica as Antas de Penalva, na freguesia de Antas, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, considerando que "não existem quaisquer vestígios das Antas de Penalva", classificadas como monumento nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no Diário do Governo, n.º 136, de 23 de junho de 1910. Com esta desclassificação, deixa consequentemente de existir a respetiva zona geral de proteção.

De acordo com Paulo Fernandes, que integrou o gabinete de apoio à presidência da Câmara de Penalva do Castelo de 1997 a 2001, o pedido de desclassificação já tinha sido solicitado nesta altura, depois de ter sido realizado um levantamento de todo o património existente no concelho e terem constatado a inexistência do monumento.

"Muitas vezes, as classificações do início do século XX eram solicitadas tendo por base a toponímia. O nome indica a existência de antas, mas, na verdade, não temos qualquer vestígio da sua existência", esclareceu.

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, desvalorizou "a desclassificação de algo que nunca existiu".

"Só teria pena se me viessem tirar algo que o concelho realmente tivesse", sustentou.

Na sua opinião, esta classificação pode ter ocorrido fruto de alguma confusão com os limites da povoação de Matança, no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda.

"Existe uma anta na zona de Matança e os antepassados até podem ter pensado que esta pertencia à freguesia de Antas. O concelho de Penalva do Castelo só possui uma anta: a Anta do Penedo do Com, na freguesia de Esmolfe", concluiu.


Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.