sicnot

Perfil

Cultura

Desclassificado monumento nacional em Penalva do Castelo que nunca existiu

As Antas de Penalva, classificadas como monumento nacional em 1910, foram desclassificadas por não existir qualquer vestígio deste monumento no concelho de Penalva do Castelo, disse hoje à Lusa o historiador Paulo Fernandes.

Hochgeladen von Rei-artur

"Existe um topónimo, mas de facto este monumento não existe na freguesia de Antas. Também nunca vi nenhuma descrição sobre este monumento, nem nas Memórias da Paróquia do século XVI a XVIII", alegou.

Na declaração 99/2015 de 21 de abril, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, desclassifica as Antas de Penalva, na freguesia de Antas, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, considerando que "não existem quaisquer vestígios das Antas de Penalva", classificadas como monumento nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no Diário do Governo, n.º 136, de 23 de junho de 1910. Com esta desclassificação, deixa consequentemente de existir a respetiva zona geral de proteção.

De acordo com Paulo Fernandes, que integrou o gabinete de apoio à presidência da Câmara de Penalva do Castelo de 1997 a 2001, o pedido de desclassificação já tinha sido solicitado nesta altura, depois de ter sido realizado um levantamento de todo o património existente no concelho e terem constatado a inexistência do monumento.

"Muitas vezes, as classificações do início do século XX eram solicitadas tendo por base a toponímia. O nome indica a existência de antas, mas, na verdade, não temos qualquer vestígio da sua existência", esclareceu.

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, desvalorizou "a desclassificação de algo que nunca existiu".

"Só teria pena se me viessem tirar algo que o concelho realmente tivesse", sustentou.

Na sua opinião, esta classificação pode ter ocorrido fruto de alguma confusão com os limites da povoação de Matança, no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda.

"Existe uma anta na zona de Matança e os antepassados até podem ter pensado que esta pertencia à freguesia de Antas. O concelho de Penalva do Castelo só possui uma anta: a Anta do Penedo do Com, na freguesia de Esmolfe", concluiu.


Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.