sicnot

Perfil

Cultura

Desclassificado monumento nacional em Penalva do Castelo que nunca existiu

As Antas de Penalva, classificadas como monumento nacional em 1910, foram desclassificadas por não existir qualquer vestígio deste monumento no concelho de Penalva do Castelo, disse hoje à Lusa o historiador Paulo Fernandes.

Hochgeladen von Rei-artur

"Existe um topónimo, mas de facto este monumento não existe na freguesia de Antas. Também nunca vi nenhuma descrição sobre este monumento, nem nas Memórias da Paróquia do século XVI a XVIII", alegou.

Na declaração 99/2015 de 21 de abril, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, desclassifica as Antas de Penalva, na freguesia de Antas, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, considerando que "não existem quaisquer vestígios das Antas de Penalva", classificadas como monumento nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no Diário do Governo, n.º 136, de 23 de junho de 1910. Com esta desclassificação, deixa consequentemente de existir a respetiva zona geral de proteção.

De acordo com Paulo Fernandes, que integrou o gabinete de apoio à presidência da Câmara de Penalva do Castelo de 1997 a 2001, o pedido de desclassificação já tinha sido solicitado nesta altura, depois de ter sido realizado um levantamento de todo o património existente no concelho e terem constatado a inexistência do monumento.

"Muitas vezes, as classificações do início do século XX eram solicitadas tendo por base a toponímia. O nome indica a existência de antas, mas, na verdade, não temos qualquer vestígio da sua existência", esclareceu.

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, desvalorizou "a desclassificação de algo que nunca existiu".

"Só teria pena se me viessem tirar algo que o concelho realmente tivesse", sustentou.

Na sua opinião, esta classificação pode ter ocorrido fruto de alguma confusão com os limites da povoação de Matança, no concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda.

"Existe uma anta na zona de Matança e os antepassados até podem ter pensado que esta pertencia à freguesia de Antas. O concelho de Penalva do Castelo só possui uma anta: a Anta do Penedo do Com, na freguesia de Esmolfe", concluiu.


Lusa

  • Ronaldo terá colocado milhões de euros nas Ilhas Virgens britânicas
    4:15

    Desporto

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação na história do desporto. A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas. Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte, numa investigação que pode ler este sábado no semanário.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.