sicnot

Perfil

Cultura

Mais de 53.000 espectadores no primeiro dia da Festa do Cinema em Lisboa

A Festa do Cinema, que começou na segunda-feira com bilhetes a 2,5 euros, contou com 53.275 espectadores no primeiro dia, revelou à agência Lusa Nuno Sousa, um dos organizadores da iniciativa.

© Agencja Gazeta / Reuters

Apesar de ainda faltar a contabilização de alguns dos auditórios aderentes, o primeiro dia da Festa do Cinema, que decorre em 500 salas de cinema de todo o país, registou 53.275 espectadores, o que representa "o triplo de vendas numa segunda-feira" de cinema.

"É um número ótimo e vai ao encontro das nossas espetativas, mas esperamos subir este valor nestes dois dias que faltam da Festa do Cinema", disse Nuno Sousa.

Segundo Nuno Sousa, os dois filmes mais vistos no primeiro dia da Festa do Cinema foram "Vingadores: A era de Ultron", de Joss Wedhon, e "Velocidade Furiosa 7", de James Wan.

A Festa do Cinema começou na segunda-feira e termina naa quarta-feira com bilhetes a custarem 2,5 euros em qualquer sessão de cinema e nas 500 salas aderentes à iniciativa.

Nos três dias, a organização espera ter, no mínimo, 200.000 espectadores.

A Festa do Cinema é uma iniciativa organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", num panorama de quebras consecutivas de espetadores e receitas de bilheteira.

Nuno Sousa espera que a Festa do Cinema marque presença no calendário, crie hábito nos espetadores e imprima uma dinâmica no mercado que justifique "que se produzam filmes nacionais para estrear no contexto da Festa". "É o que acontece já em Espanha", onde também acontece uma iniciativa semelhante.

Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal registou, em 2014, os piores valores de consumo de cinema em sala, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

No entanto, o primeiro trimestre de 2015 apresentou um aumento tanto de espetadores como de receitas, impulsionados pela estreia do filme "As cinquenta sombras de Grey". 

Entre janeiro e março, as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3,3 milhões de espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

Lusa
  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14