sicnot

Perfil

Cultura

Mais de 53.000 espectadores no primeiro dia da Festa do Cinema em Lisboa

A Festa do Cinema, que começou na segunda-feira com bilhetes a 2,5 euros, contou com 53.275 espectadores no primeiro dia, revelou à agência Lusa Nuno Sousa, um dos organizadores da iniciativa.

© Agencja Gazeta / Reuters

Apesar de ainda faltar a contabilização de alguns dos auditórios aderentes, o primeiro dia da Festa do Cinema, que decorre em 500 salas de cinema de todo o país, registou 53.275 espectadores, o que representa "o triplo de vendas numa segunda-feira" de cinema.

"É um número ótimo e vai ao encontro das nossas espetativas, mas esperamos subir este valor nestes dois dias que faltam da Festa do Cinema", disse Nuno Sousa.

Segundo Nuno Sousa, os dois filmes mais vistos no primeiro dia da Festa do Cinema foram "Vingadores: A era de Ultron", de Joss Wedhon, e "Velocidade Furiosa 7", de James Wan.

A Festa do Cinema começou na segunda-feira e termina naa quarta-feira com bilhetes a custarem 2,5 euros em qualquer sessão de cinema e nas 500 salas aderentes à iniciativa.

Nos três dias, a organização espera ter, no mínimo, 200.000 espectadores.

A Festa do Cinema é uma iniciativa organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", num panorama de quebras consecutivas de espetadores e receitas de bilheteira.

Nuno Sousa espera que a Festa do Cinema marque presença no calendário, crie hábito nos espetadores e imprima uma dinâmica no mercado que justifique "que se produzam filmes nacionais para estrear no contexto da Festa". "É o que acontece já em Espanha", onde também acontece uma iniciativa semelhante.

Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal registou, em 2014, os piores valores de consumo de cinema em sala, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

No entanto, o primeiro trimestre de 2015 apresentou um aumento tanto de espetadores como de receitas, impulsionados pela estreia do filme "As cinquenta sombras de Grey". 

Entre janeiro e março, as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3,3 milhões de espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

Lusa
  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01