sicnot

Perfil

Cultura

Festa do Cinema encerra com mais de 200 mil espetadores em todo o país

A Festa do Cinema contabilizou mais de 200 mil espetadores, ao fim de três dias da iniciativa que colocou os bilhetes a 2,5 euros, nas sessões das 500 salas aderentes, em todo o país.

Charlie Neibergall / AP

Estes números atingiram as expectativas iniciais da organização, que, em comunicado, sublinha que a média de espetadores triplicou durante estes três dias. 

Os números já conhecidos, ainda provisórios, do terceiro e último dia da iniciativa, apontam, segundo a organização para um total de 77.809 espetadores, que, somados aos dos restantes dois dias, perfazem um total de 199.735 espetadores.

Estes números, indica a organização, excluem ainda os resultados de alguns cineclubes, auditórios municipais e cinemas independentes, que ainda não concluíram o envio os seus resultados do evento ao Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

A organização destaca ainda o facto de, ao longo dos três dias da Festa do Cinema, se verificar um crescendo de espetadores: 53.399 na segunda-feira, 68.527, na terça-feira, e 77.809, na quarta-feira. 

De acordo com a organização, as sessões mais concorridas nas 500 salas de cinema que aderiram à iniciativa em todo o país foram, pelo segundo dia consecutivo, "as dos filmes 'Os Vingadores' ('Avengers') e 'Velocidade Furiosa 7' ('Furious 7'), estando o filme português 'Capitão Falcão' entre os que mais esgotaram [na quarta-feira], por todo o país".

A Festa do Cinema é uma iniciativa organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", num panorama de quebras consecutivas de espetadores e receitas de bilheteira.

Nuno Sousa, um dos organizadores da iniciativa, espera que a Festa do Cinema marque presença no calendário, crie hábitos nos espetadores e imprima uma dinâmica no mercado que justifique "que se produzam filmes nacionais para estrear no contexto da Festa". "É o que acontece já em Espanha", onde também acontece uma iniciativa semelhante.

Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal registou, em 2014, os piores valores de consumo de cinema em sala, desde 2004, com 12 milhões de espetadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

O primeiro trimestre de 2015 apresentou, no entanto, um aumento, tanto de espetadores como de receitas, impulsionados pelas estreias dos filmes "As cinquenta sombras de Grey" e "Velocidade Furiosa 7". 

Entre janeiro e março, as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3,3 milhões de espetadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.
Lusa
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.