sicnot

Perfil

Cultura

Dia de Vasco Graça Moura assinalado amanhã no CCB

Amanhã o dia é dedicado ao escritor, tradutor, ensaísta e político Vasco Graça Moura, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, instituição que o autor de "Enigma de Zulmira" presidiu até à sua morte, em abril do ano passado.

(Arquivo Lusa)

(Arquivo Lusa)

JOSE COELHO

O encontro realiza-se no pequeno auditório do CCB e abre às 15:00, com as alocuções do atual presidente do CCB, António Lamas, do ensaísta Eduardo Lourenço e do presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins.

Ao longo da jornada falar-se-á do poeta e do ficcionista, do ensaísta e polemista e também do político e "homem de ação cultural", encerrando a sessão com a leitura de poemas do escritor.

O poeta Nuno Júdice, as investigadoras Paula Morão, Helena Buescu e Maria Alzira Seixo são alguns dos participantes na sessão, assim como o historiador José Pacheco Pereira, entre outros.

Ex-deputado social-democrata ao Parlamento Europeu, Vasco Graça Moura exerceu funções governativas logo após o 25 de Abril de 1974, nos IV e VI Governos provisórios, foi diretor da Radiotelevisão Portuguesa, entre outras funções, como as de administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Até à sua morte, Vasco Graça Moura bateu-se sempre contra o atual Acordo Ortográfico, e como dirigente do CCB decretou o uso da grafia do Acordo de 1945, contrariando as normas do Governo.

Falecido aos 72 anos, Vasco Graça Moura era natural do Porto, licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, tendo deixado de exercer advocacia na década de 1980.

Graça Moura tem obra publicada nas áreas do romance, poesia, ensaio, da crónica e da tradução. Neste último campo, contam-se "A Divina Comédia" e "La vita nuova", de Dante, sonetos de Shakespeare, obras de Molière, Racine, Corneille, Ronsard, Petrarca, François Villon e ainda "Cyrano de Bergerac", de Edmond de Rostand, entre outros.

Além de várias condecorações oficiais, como a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, recebeu mais de 20 galardões, entre os quais o Prémio Pessoa, em 1995, Prémio Internacional "La cultura del mar", em 2002, a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, na Macedónia, em 2004, o Prémio de Tradução do Ministério da Cultura de Itália, em 2007, o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, em 2010 e o Prémio Morgado de Mateus, em 2013. 

Das suas obras de poesia destacam-se "Modo mudando", "Uma carta no inverno" e "Os nossos tristes assuntos"; na área de Ensaio, publicou "Luís de Camões: Alguns desafios", "Camões e a Divina proporção" e "Sobre Camões, Gândavo e outras personagens".

Na ficção Graça Moura é autor de "Quatro últimas canções", "Partida de Sofonisba às seis e doze da manhã ", "A morte de ninguém", entre outros títulos. E, nas áreas diarística e de Crónica, contam-se "Circunstâncias vividas" e "Contra Bernardo Soares e outras observações".

  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

    Em atualização

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Macron e Le Pen em troca de acusações
    2:16

    Eleições França 2017

    A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.