sicnot

Perfil

Cultura

Dia dos Museus celebra-se hoje com 430 atividades em 70 museus do país

O Dia Internacional dos Museus vai decorrer hoje com 430 atividades, entre concertos, visitas guiadas e ateliês, em 70 museus do país, coordenados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).  

reuters

O Dia Internacional dos Museus é dedicado este ano ao contributo dos espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável. 

"Museus para uma sociedade sustentável" é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), entidade que promove a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

O programa integra anualmente espetáculos de teatro, música e dança, palestras, maratonas de leitura e ateliês para crianças, entre outras iniciativas.

Em declarações à agência Lusa sobre as celebrações, Nuno Vassallo e Silva, diretor-geral do Património Cultural, o objetivo é refletir sobre "em que media os museus, conservando, expondo, dialogando com as suas coleções, contribuem para uma maior consciencialização para preservar, encontrar um equilíbrio com o meio ambiente e qual a resposta que cada um deve dar às transformações que nos rodeiam".

Sobre o facto de o dia 18 de maio calhar este ano a uma segunda-feira -- dia em que os museus costumam estar fechados - o responsável assinalou que foi decidido manter a data oficial, em vez de a antecipar para domingo.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais convocou uma greve nacional, às horas extra, para hoje, apontando que "os trabalhadores do setor chegam a fazer 18 horas seguidas de trabalho, numa clara violação de todos os normativos legais, relativos à duração diária de trabalho, à laboração contínua e ao trabalho extraordinário".

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".