sicnot

Perfil

Cultura

Capicua, Ricardo Ribeiro e Aline Frazão vão atuar no FMM Sines

Fado, música tradicional, hip hop e nova música lusófona em língua portuguesa estarão presentes este ano no Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM Sines) com artistas como Ricardo Ribeiro, Capicua, DJ Marfox e Aline Frazão.

A organização do festival anunciou hoje uma dezena de artistas de Portugal, África e Brasil que têm em comum a língua portuguesa, embora com sonoridades muito distintas.

De 17 a 25 de julho estarão em Sines e em Porto Covo o fadista Ricardo Ribeiro, o músico Janita Salomé, o multi-instrumentista e compositor Bruno Pernadas, o coletivo Blacksea Não Maya com DJ Marfox, a rapper Capicua e Simply Rockers Sound System.

A eles juntam-se ainda a cantora angolana Aline Frazão, que editará ainda este ano um novo álbum, a gravar na ilha de Jura, Escócia, a brasileira Dona Onete, "diva do carimbó chamegado", como descreve a organização, e a cantora e guitarrista Élida Almeida, prémio Revelação nos Cabo Verde Music Awards.

O FMM de Sines cumpre a 17ª edição de uma volta ao mundo pela música, tendo já anunciado cerca de trinta artistas, nomeadamente Dele Sosimi Afrobeat Orchestra (Nigéria/Reino Unido), Forabandit (Occitânia/Turquia), Idiotape (Coreia do Sul), Niladri Kumar (Índia), Pascals (Japão), Salif Keita (Mali), Soema Montenegro (Argentina), Songhoy Blues (Mali) e Toumani & Sidiki Diabaté (Mali).

Lusa
  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.