sicnot

Perfil

Cultura

Capicua, Ricardo Ribeiro e Aline Frazão vão atuar no FMM Sines

Fado, música tradicional, hip hop e nova música lusófona em língua portuguesa estarão presentes este ano no Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM Sines) com artistas como Ricardo Ribeiro, Capicua, DJ Marfox e Aline Frazão.

A organização do festival anunciou hoje uma dezena de artistas de Portugal, África e Brasil que têm em comum a língua portuguesa, embora com sonoridades muito distintas.

De 17 a 25 de julho estarão em Sines e em Porto Covo o fadista Ricardo Ribeiro, o músico Janita Salomé, o multi-instrumentista e compositor Bruno Pernadas, o coletivo Blacksea Não Maya com DJ Marfox, a rapper Capicua e Simply Rockers Sound System.

A eles juntam-se ainda a cantora angolana Aline Frazão, que editará ainda este ano um novo álbum, a gravar na ilha de Jura, Escócia, a brasileira Dona Onete, "diva do carimbó chamegado", como descreve a organização, e a cantora e guitarrista Élida Almeida, prémio Revelação nos Cabo Verde Music Awards.

O FMM de Sines cumpre a 17ª edição de uma volta ao mundo pela música, tendo já anunciado cerca de trinta artistas, nomeadamente Dele Sosimi Afrobeat Orchestra (Nigéria/Reino Unido), Forabandit (Occitânia/Turquia), Idiotape (Coreia do Sul), Niladri Kumar (Índia), Pascals (Japão), Salif Keita (Mali), Soema Montenegro (Argentina), Songhoy Blues (Mali) e Toumani & Sidiki Diabaté (Mali).

Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.