sicnot

Perfil

Cultura

Uma fábula de cães e seres humanos

Cartaz Cinema

Uma fábula de cães e seres humanos

Produto da moderna cinematografia húngara, “Deus Branco” é a história, inesperada e perturbante, de uma revolta dos cães contra os seres humanos.

João Lopes comenta algumas das principais novidades da semana, começando por propor uma breve memória de alguns dos títulos mais importantes do recente Festival de Cannes.

Kondrél Mundruczó, cineasta da Hungria, propõe uma fábula invulgar: uma menina perde o seu cão, que se vai transformar em líder de uma revolta em que os primeiros visados são os seres humanos — é uma história carregada de simbolismo e também o resultado de uma complexa filmagem.

“Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako, é um filme de uma grande actualidade. Nele se narra a ocupação de uma pequena comunidade de pastores, no Mali, por um grupo de fundamentalistas islâmicos — um testemunho contra a violência e um exemplo de um cinema genuinamente político.

Quando foram lançados, respectivamente em 1967 e 1968, “Sou Curiosa” e “Continuo a Ser Curiosa” impuseram-se como o testemunho de uma nova geração. O realizador sueco Vilgot Sjöman reflectia, afinal, as mudanças dos tempos e os valores de uma nova geração — ambos os filmes estão agora disponíveis, em reposição.

* Banda sonora: “Moneyball – Jogada de Risco (2011), de Bennett Miller

> “The Streak”, Mychael Danna

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.