sicnot

Perfil

Cultura

Uma fábula de cães e seres humanos

Cartaz Cinema

Uma fábula de cães e seres humanos

Produto da moderna cinematografia húngara, “Deus Branco” é a história, inesperada e perturbante, de uma revolta dos cães contra os seres humanos.

João Lopes comenta algumas das principais novidades da semana, começando por propor uma breve memória de alguns dos títulos mais importantes do recente Festival de Cannes.

Kondrél Mundruczó, cineasta da Hungria, propõe uma fábula invulgar: uma menina perde o seu cão, que se vai transformar em líder de uma revolta em que os primeiros visados são os seres humanos — é uma história carregada de simbolismo e também o resultado de uma complexa filmagem.

“Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako, é um filme de uma grande actualidade. Nele se narra a ocupação de uma pequena comunidade de pastores, no Mali, por um grupo de fundamentalistas islâmicos — um testemunho contra a violência e um exemplo de um cinema genuinamente político.

Quando foram lançados, respectivamente em 1967 e 1968, “Sou Curiosa” e “Continuo a Ser Curiosa” impuseram-se como o testemunho de uma nova geração. O realizador sueco Vilgot Sjöman reflectia, afinal, as mudanças dos tempos e os valores de uma nova geração — ambos os filmes estão agora disponíveis, em reposição.

* Banda sonora: “Moneyball – Jogada de Risco (2011), de Bennett Miller

> “The Streak”, Mychael Danna

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.