sicnot

Perfil

Cultura

Uma fábula de cães e seres humanos

Cartaz Cinema

Uma fábula de cães e seres humanos

Produto da moderna cinematografia húngara, “Deus Branco” é a história, inesperada e perturbante, de uma revolta dos cães contra os seres humanos.

João Lopes comenta algumas das principais novidades da semana, começando por propor uma breve memória de alguns dos títulos mais importantes do recente Festival de Cannes.

Kondrél Mundruczó, cineasta da Hungria, propõe uma fábula invulgar: uma menina perde o seu cão, que se vai transformar em líder de uma revolta em que os primeiros visados são os seres humanos — é uma história carregada de simbolismo e também o resultado de uma complexa filmagem.

“Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako, é um filme de uma grande actualidade. Nele se narra a ocupação de uma pequena comunidade de pastores, no Mali, por um grupo de fundamentalistas islâmicos — um testemunho contra a violência e um exemplo de um cinema genuinamente político.

Quando foram lançados, respectivamente em 1967 e 1968, “Sou Curiosa” e “Continuo a Ser Curiosa” impuseram-se como o testemunho de uma nova geração. O realizador sueco Vilgot Sjöman reflectia, afinal, as mudanças dos tempos e os valores de uma nova geração — ambos os filmes estão agora disponíveis, em reposição.

* Banda sonora: “Moneyball – Jogada de Risco (2011), de Bennett Miller

> “The Streak”, Mychael Danna

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Arquivada queixa do Sporting contra Rui Vitória

    Desporto

    O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do Sporting contra o treinador do Benfica, Rui Vitória, por alegada coação do árbitro Artur Soares Dias, foi esta terça-feira anunciado.

  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.