sicnot

Perfil

Cultura

Primeiro filme de "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, estreia-se a 27 de agosto

"O inquieto", o primeiro dos três filmes de "As mil e uma noites", do realizador Miguel Gomes, estreia-se nas salas portuguesas a 27 de agosto, revelou hoje a produtor O Som e a Fúria.

O som e a fúria

"O desolado", o segundo filme, estrear-se-á em setembro, e "O encantado", o terceiro, chegará aos cinemas em outubro. Em julho, a trilogia integra, em antestreia, a programação do festival Curtas de Vila do Conde.

"As mil e uma noites" é um filme de cerca de seis horas, repartido em três volumes, no qual Miguel Gomes constrói ficções a partir da realidade recente de Portugal.

Recorrendo a reportagens feitas pelas jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias, Miguel Gomes traça a história de um país mergulhado numa crise económica, em austeridade e desemprego, misturando a fantasia dos contos populares árabes de "As mil e uma noites", narrados pela rainha persa Sherazade.

Na próxima semana, o primeiro filme estreia-se nos cinemas em França, país onde o projeto de Miguel Gomes foi acolhido com grandes elogios, quando integrou a Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

Na semana passada, a trilogia venceu o Festival de Cinema de Sidney, na Austrália, com o realizador a receber um prémio de 53.000 euros.

Em declarações à Lusa, o produtor Luís Urbano afirmou à agência Lusa estes filmes poderão despertar ainda mais a curiosidade e interesse dos espectadores portugueses: "Fala sobre nós e sobre a nossa experiência coletiva enquanto país durante um período em que estivemos reféns de um programa de austeridade".

 Rodado em película, "As mil e uma noites" é uma coprodução entre Portugal, França, Suíça e Alemanha, com um orçamento de 2,7 milhões de euros.

A atriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade e do elenco, que inclui atores profissionais e amadores, fazem parte Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Margarida Carpinteiro e Cristina Carvalhal, entre outros.

Miguel Gomes concretiza "As mil e uma noites" três anos depois de ter sido distinguido no Festival de Cinema de Berlim com os prémios da Inovação e da Crítica pelo filme "Tabu".

Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.