sicnot

Perfil

Cultura

Primeiro filme de "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, estreia-se a 27 de agosto

"O inquieto", o primeiro dos três filmes de "As mil e uma noites", do realizador Miguel Gomes, estreia-se nas salas portuguesas a 27 de agosto, revelou hoje a produtor O Som e a Fúria.

O som e a fúria

"O desolado", o segundo filme, estrear-se-á em setembro, e "O encantado", o terceiro, chegará aos cinemas em outubro. Em julho, a trilogia integra, em antestreia, a programação do festival Curtas de Vila do Conde.

"As mil e uma noites" é um filme de cerca de seis horas, repartido em três volumes, no qual Miguel Gomes constrói ficções a partir da realidade recente de Portugal.

Recorrendo a reportagens feitas pelas jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias, Miguel Gomes traça a história de um país mergulhado numa crise económica, em austeridade e desemprego, misturando a fantasia dos contos populares árabes de "As mil e uma noites", narrados pela rainha persa Sherazade.

Na próxima semana, o primeiro filme estreia-se nos cinemas em França, país onde o projeto de Miguel Gomes foi acolhido com grandes elogios, quando integrou a Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

Na semana passada, a trilogia venceu o Festival de Cinema de Sidney, na Austrália, com o realizador a receber um prémio de 53.000 euros.

Em declarações à Lusa, o produtor Luís Urbano afirmou à agência Lusa estes filmes poderão despertar ainda mais a curiosidade e interesse dos espectadores portugueses: "Fala sobre nós e sobre a nossa experiência coletiva enquanto país durante um período em que estivemos reféns de um programa de austeridade".

 Rodado em película, "As mil e uma noites" é uma coprodução entre Portugal, França, Suíça e Alemanha, com um orçamento de 2,7 milhões de euros.

A atriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade e do elenco, que inclui atores profissionais e amadores, fazem parte Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Margarida Carpinteiro e Cristina Carvalhal, entre outros.

Miguel Gomes concretiza "As mil e uma noites" três anos depois de ter sido distinguido no Festival de Cinema de Berlim com os prémios da Inovação e da Crítica pelo filme "Tabu".

Lusa
  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC