sicnot

Perfil

Cultura

Primeiro filme de "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, estreia-se a 27 de agosto

"O inquieto", o primeiro dos três filmes de "As mil e uma noites", do realizador Miguel Gomes, estreia-se nas salas portuguesas a 27 de agosto, revelou hoje a produtor O Som e a Fúria.

O som e a fúria

"O desolado", o segundo filme, estrear-se-á em setembro, e "O encantado", o terceiro, chegará aos cinemas em outubro. Em julho, a trilogia integra, em antestreia, a programação do festival Curtas de Vila do Conde.

"As mil e uma noites" é um filme de cerca de seis horas, repartido em três volumes, no qual Miguel Gomes constrói ficções a partir da realidade recente de Portugal.

Recorrendo a reportagens feitas pelas jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias, Miguel Gomes traça a história de um país mergulhado numa crise económica, em austeridade e desemprego, misturando a fantasia dos contos populares árabes de "As mil e uma noites", narrados pela rainha persa Sherazade.

Na próxima semana, o primeiro filme estreia-se nos cinemas em França, país onde o projeto de Miguel Gomes foi acolhido com grandes elogios, quando integrou a Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

Na semana passada, a trilogia venceu o Festival de Cinema de Sidney, na Austrália, com o realizador a receber um prémio de 53.000 euros.

Em declarações à Lusa, o produtor Luís Urbano afirmou à agência Lusa estes filmes poderão despertar ainda mais a curiosidade e interesse dos espectadores portugueses: "Fala sobre nós e sobre a nossa experiência coletiva enquanto país durante um período em que estivemos reféns de um programa de austeridade".

 Rodado em película, "As mil e uma noites" é uma coprodução entre Portugal, França, Suíça e Alemanha, com um orçamento de 2,7 milhões de euros.

A atriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade e do elenco, que inclui atores profissionais e amadores, fazem parte Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Margarida Carpinteiro e Cristina Carvalhal, entre outros.

Miguel Gomes concretiza "As mil e uma noites" três anos depois de ter sido distinguido no Festival de Cinema de Berlim com os prémios da Inovação e da Crítica pelo filme "Tabu".

Lusa
  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.