sicnot

Perfil

Cultura

Redescobrindo o cinema de Taiwan

Cartaz Cinema

Redescobrindo o cinema de Taiwan

Tsai Ming-liang, nome grande do cinema de Taiwan, está de volta às salas portuguesas com “Cães Errantes”. João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo “Divertida-Mente”, nova longa-metragem de animação com chancela dos estúdios Pixar.

“Cães Errantes”, filme de Tsai Ming-liang distinguido em Veneza (Prémio especial do Júri), faz o retrato do angustiado dia a dia de um homem, com os seus dois filhos, vivendo em zonas degradadas da cidade de Taipei, capital de Taiwan. Como é habitual na obra deste cineasta, o realismo combina-se com componentes do domínio do sonho e do pesadelo.

Da produção portuguesa, surge mais um trabalho de cariz documental. Chama-se “Alto Bairro”, tem assinatura de Rui Simões e procura fazer o ponto da situação de uma das zonas mais lendárias da cidade de Lisboa — o pretexto é o facto de o Bairro Alto ter completado 500 anos de existência.

No domínio dos desenhos animados, os estúdios Pixar continuam a inovar. Através de “Divertida-Mente”, de Pete Docter, propõe-nos uma aventura insólita e burlesca, passando no interior da cabeça de uma menina chamada Riley — as personagens principais são as suas cinco emoções: Alegria, Tristeza, Medo, Repulsa e Raiva.

No domínio do DVD, já está disponível um dos filmes com melhor lote de nomeações nos Oscars (cinco), mas sem qualquer distinção: “Foxcatcher”, de Bennett Miller, é um retrato dramático dos bastidores da equipa de luta livre que representou os EUA nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.


* Banda sonora: “Um Americano em Paris” (1951), de Vincente Minnelli

> “I Got Rhythm”, Gene Kelly

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.