sicnot

Perfil

Cultura

Redescobrindo o cinema de Taiwan

Cartaz Cinema

Redescobrindo o cinema de Taiwan

Tsai Ming-liang, nome grande do cinema de Taiwan, está de volta às salas portuguesas com “Cães Errantes”. João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo “Divertida-Mente”, nova longa-metragem de animação com chancela dos estúdios Pixar.

“Cães Errantes”, filme de Tsai Ming-liang distinguido em Veneza (Prémio especial do Júri), faz o retrato do angustiado dia a dia de um homem, com os seus dois filhos, vivendo em zonas degradadas da cidade de Taipei, capital de Taiwan. Como é habitual na obra deste cineasta, o realismo combina-se com componentes do domínio do sonho e do pesadelo.

Da produção portuguesa, surge mais um trabalho de cariz documental. Chama-se “Alto Bairro”, tem assinatura de Rui Simões e procura fazer o ponto da situação de uma das zonas mais lendárias da cidade de Lisboa — o pretexto é o facto de o Bairro Alto ter completado 500 anos de existência.

No domínio dos desenhos animados, os estúdios Pixar continuam a inovar. Através de “Divertida-Mente”, de Pete Docter, propõe-nos uma aventura insólita e burlesca, passando no interior da cabeça de uma menina chamada Riley — as personagens principais são as suas cinco emoções: Alegria, Tristeza, Medo, Repulsa e Raiva.

No domínio do DVD, já está disponível um dos filmes com melhor lote de nomeações nos Oscars (cinco), mas sem qualquer distinção: “Foxcatcher”, de Bennett Miller, é um retrato dramático dos bastidores da equipa de luta livre que representou os EUA nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.


* Banda sonora: “Um Americano em Paris” (1951), de Vincente Minnelli

> “I Got Rhythm”, Gene Kelly

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.