sicnot

Perfil

Cultura

Lídia Jorge e Mário Cláudio entre os finalistas ao Grande Prémio de Romance e Novela

Os escritores Lídia Jorge, Luísa Costa Gomes, Mário Cláudio, Sandro William Junqueira e H.G. Cancela são os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela/2014, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).  

O júri, presidido pelo escritor José Correia Tavares, escolheu "por unanimidade", como finalistas, as obras, "Os memoráveis", de Lídia Jorge, "Cláudio e Constantino", de Luísa Costa Gomes, "Retrato de rapaz", de Mário Cláudio, "No céu não há limões", de Sandro William Junqueira, e "Impunidade", de H.G. Cancela.

Além de Correia Tavares, fazem parte do júri Ana Paula Arnaut, Isabel Cristina Mateus, Maria João Cantinho, Miguel Miranda e Miguel Real.

Ao concurso apresentaram-se 86 títulos publicados em 2014, segundo a mesma fonte.

"Tudo leva a crer que a deliberação final do júri ocorra em julho", segundo fonte da APE.

O Grande Prémio de Romance e Novela APE/Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas foi instituído em 1982 e tem o valor pecuniário de 15.000 euros.

José Cardoso Pires foi o primeiro distinguido, com a obra "Balada da praia dos cães". Mário Cláudio recebeu-o em 1984, por "Amadeo", e Lídia jorge, com "O Vento assobiando nas gruas", foi a vencedora do prémio, em 2002.

Na edição anterior, relativa a 2013, o romance vencedor foi "Que importa a fúria do mar", de Ana Margarida de Carvalho.

 

Lusa

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.