sicnot

Perfil

Cultura

Lídia Jorge e Mário Cláudio entre os finalistas ao Grande Prémio de Romance e Novela

Os escritores Lídia Jorge, Luísa Costa Gomes, Mário Cláudio, Sandro William Junqueira e H.G. Cancela são os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela/2014, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).  

O júri, presidido pelo escritor José Correia Tavares, escolheu "por unanimidade", como finalistas, as obras, "Os memoráveis", de Lídia Jorge, "Cláudio e Constantino", de Luísa Costa Gomes, "Retrato de rapaz", de Mário Cláudio, "No céu não há limões", de Sandro William Junqueira, e "Impunidade", de H.G. Cancela.

Além de Correia Tavares, fazem parte do júri Ana Paula Arnaut, Isabel Cristina Mateus, Maria João Cantinho, Miguel Miranda e Miguel Real.

Ao concurso apresentaram-se 86 títulos publicados em 2014, segundo a mesma fonte.

"Tudo leva a crer que a deliberação final do júri ocorra em julho", segundo fonte da APE.

O Grande Prémio de Romance e Novela APE/Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas foi instituído em 1982 e tem o valor pecuniário de 15.000 euros.

José Cardoso Pires foi o primeiro distinguido, com a obra "Balada da praia dos cães". Mário Cláudio recebeu-o em 1984, por "Amadeo", e Lídia jorge, com "O Vento assobiando nas gruas", foi a vencedora do prémio, em 2002.

Na edição anterior, relativa a 2013, o romance vencedor foi "Que importa a fúria do mar", de Ana Margarida de Carvalho.

 

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa