sicnot

Perfil

Cultura

Lídia Jorge e Mário Cláudio entre os finalistas ao Grande Prémio de Romance e Novela

Os escritores Lídia Jorge, Luísa Costa Gomes, Mário Cláudio, Sandro William Junqueira e H.G. Cancela são os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela/2014, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).  

O júri, presidido pelo escritor José Correia Tavares, escolheu "por unanimidade", como finalistas, as obras, "Os memoráveis", de Lídia Jorge, "Cláudio e Constantino", de Luísa Costa Gomes, "Retrato de rapaz", de Mário Cláudio, "No céu não há limões", de Sandro William Junqueira, e "Impunidade", de H.G. Cancela.

Além de Correia Tavares, fazem parte do júri Ana Paula Arnaut, Isabel Cristina Mateus, Maria João Cantinho, Miguel Miranda e Miguel Real.

Ao concurso apresentaram-se 86 títulos publicados em 2014, segundo a mesma fonte.

"Tudo leva a crer que a deliberação final do júri ocorra em julho", segundo fonte da APE.

O Grande Prémio de Romance e Novela APE/Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas foi instituído em 1982 e tem o valor pecuniário de 15.000 euros.

José Cardoso Pires foi o primeiro distinguido, com a obra "Balada da praia dos cães". Mário Cláudio recebeu-o em 1984, por "Amadeo", e Lídia jorge, com "O Vento assobiando nas gruas", foi a vencedora do prémio, em 2002.

Na edição anterior, relativa a 2013, o romance vencedor foi "Que importa a fúria do mar", de Ana Margarida de Carvalho.

 

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.