sicnot

Perfil

Cultura

Álbuns e singles de música passam a sair à sexta-feira em todo o mundo

Os álbuns e os singles de música passam a sair sempre à sexta-feira, a partir de hoje, de acordo com uma decisão tomada a nível mundial pela Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI).

© Bobby Yip / Reuters


O objetivo da decisão, que abrangerá 45 países, incluindo Portugal, é harmonizar o dia em que as principais editoras discográficas publicam as novidades de música. No mercado português, os álbuns eram até agora editados à segunda-feira.

De acordo com a IFPI, a decisão foi tomada depois de se terem consultado músicos, editoras, retalhistas e associações do setor, por se perceber que a dispersão de datas "causava frustração nos consumidores", perante os artistas favoritos.

Quando foi anunciada a decisão, a federação apontou ainda outra razão para a mudança: "Reduz-se o risco de pirataria ou reduzir-se a diferença entre os dias de lançamento dos vários países".

A Federação Internacional da Indústria Discográfica representa cerca de 1.300 editoras discográficas.

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08