sicnot

Perfil

Cultura

Álbuns e singles de música passam a sair à sexta-feira em todo o mundo

Os álbuns e os singles de música passam a sair sempre à sexta-feira, a partir de hoje, de acordo com uma decisão tomada a nível mundial pela Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI).

© Bobby Yip / Reuters


O objetivo da decisão, que abrangerá 45 países, incluindo Portugal, é harmonizar o dia em que as principais editoras discográficas publicam as novidades de música. No mercado português, os álbuns eram até agora editados à segunda-feira.

De acordo com a IFPI, a decisão foi tomada depois de se terem consultado músicos, editoras, retalhistas e associações do setor, por se perceber que a dispersão de datas "causava frustração nos consumidores", perante os artistas favoritos.

Quando foi anunciada a decisão, a federação apontou ainda outra razão para a mudança: "Reduz-se o risco de pirataria ou reduzir-se a diferença entre os dias de lançamento dos vários países".

A Federação Internacional da Indústria Discográfica representa cerca de 1.300 editoras discográficas.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.