sicnot

Perfil

Cultura

Singularidade da luz de Lisboa alvo de exposição no Terreiro do Paço

A singularidade da luz de Lisboa vai ser alvo de uma exposição que é inaugurada na quinta-feira, no Museu de Lisboa - Torreão Poente, no Terreiro do Paço, onde ficará patente até 20 de dezembro deste ano.

Armando Franca

Enaltecida por poetas e escritores, pintores, fotógrafos e cineastas, portugueses e estrangeiros, em várias das suas obras artísticas, a luz natural de Lisboa, considerada um ícone imaterial da cidade, vai ser celebrada nesta exposição concebida pelo Museu de Lisboa.

De acordo com a produtora A Terra Esplêndida, a exposição "A Luz de Lisboa" é organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, empresa municipal da cidade responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

"A Luz de Lisboa" aborda não só questões científicas sobre as propriedades dessa luz, como faz um percurso sobre a descoberta da presença e da influência da luz de Lisboa em manifestações da arte e da cultura visual, do século XX ao século XXI.

O objetivo é apresentar uma exposição sobre o fenómeno mundialmente reconhecido da luz natural de Lisboa, considerada única e especial, questionando, a nível científico, a especificidade da luz de Lisboa e ajudando a compreender as suas singularidades objetivas e subjetivas.

Comissariada por Ana Eiró, professora de Física e ex-diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e por Acácio de Almeida, diretor de fotografia no cinema português e estrangeiro, a exposição conta ainda com a parceria do programa Imagens de Marca e com apoio da Fundação EDP, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Videoteca de Lisboa e do Cinema São Jorge, entre outras instituições.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.