sicnot

Perfil

Cultura

Festival SBSR arranca hoje no Parque das Nações

O festival Super Rock começa hoje, no Parque das Nações, em Lisboa, onde celebrará vinte anos de existência, com um novo lema: "O rock voltou à cidade".

(Arquivo)

(Arquivo)

O festival Super Bock Super Rock (SBSR) voltou a mudar de localização, trocando o espaço arenoso perto da praia do Meco (Sesimbra), por um recinto entre o Pavilhão de Portugal e o Meo Arena, na zona oriental de Lisboa.

Até sábado, o festival contará com cerca de 50 concertos repartidos por quatro palcos. Hoje, o cabeça-de-cartaz é o músico inglês Sting que, com 63 anos, deverá recordar o melhor de uma carreira com mais de trinta anos, a solo e com os Police.

A organização decidiu mudar de local - uma prática que tem acontecido desde 1995 - por querer um recinto com melhores acessos e condições de acolhimento dos espectadores, como disse à Lusa o promotor Luís Montez.

"Portugal evoluiu muito nestes vinte anos de festivais e cada vez tem mais exigências. Temos de ir ao encontro dessas exigências e à comodidade. Ao princípio aceitava-se qualquer coisa. Agora temos muita concorrência e temos de estar sempre a melhorar", defendeu.

O cartaz deste SBSR contará ainda com outros nomes como Noel Gallagher com os High Flying Birds, The Vaccines, Perfume Genius - que atuam hoje -, Blur, dEUS, Sérgio Godinho & Jorge Palma, Benjamin Clementine, Savages, Kindness, Florence + The Machine, Franz Ferdinand & Sparks, Palma Violets e Unknown Mortal Orchestra.

Há outras propostas portuguesas e em língua portuguesa a juntarem-se a esta edição, nomeadamente Márcia, Isaura, Mirror People, Throes + The Shine, o brasileiro Criolo e a formação luso-brasileira Banda do Mar.

Um dos quatro palcos é dedicado em exclusivo à música portuguesa, com Duquesa, PZ, Gala Drop, White Haus, Da Chick, Best Youth, Thunder & Co, D'Alva e We Trust.

A lotação no recinto foi fixada em 20.000 pessoas por dia. Por causa da nova lei de venda e consumo de álcool, a organização disponibilizará uma pulseira - não obrigatória - para maiores de 18 anos, mediante apresentação de identificação.

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary
    0:57

    Mundo

    A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • O edifício mais longo do mundo

    Mundo

    Se pensa que já viu tudo em relação aos edifícios mais longos e complexos do mundo, pense duas vezes. O edifício mais longo do mundo pode estar prestes a chegar e promete fazer de Nova Iorque uma cidade ainda mais atrativa.