sicnot

Perfil

Cultura

Festival SBSR arranca hoje no Parque das Nações

O festival Super Rock começa hoje, no Parque das Nações, em Lisboa, onde celebrará vinte anos de existência, com um novo lema: "O rock voltou à cidade".

(Arquivo)

(Arquivo)

O festival Super Bock Super Rock (SBSR) voltou a mudar de localização, trocando o espaço arenoso perto da praia do Meco (Sesimbra), por um recinto entre o Pavilhão de Portugal e o Meo Arena, na zona oriental de Lisboa.

Até sábado, o festival contará com cerca de 50 concertos repartidos por quatro palcos. Hoje, o cabeça-de-cartaz é o músico inglês Sting que, com 63 anos, deverá recordar o melhor de uma carreira com mais de trinta anos, a solo e com os Police.

A organização decidiu mudar de local - uma prática que tem acontecido desde 1995 - por querer um recinto com melhores acessos e condições de acolhimento dos espectadores, como disse à Lusa o promotor Luís Montez.

"Portugal evoluiu muito nestes vinte anos de festivais e cada vez tem mais exigências. Temos de ir ao encontro dessas exigências e à comodidade. Ao princípio aceitava-se qualquer coisa. Agora temos muita concorrência e temos de estar sempre a melhorar", defendeu.

O cartaz deste SBSR contará ainda com outros nomes como Noel Gallagher com os High Flying Birds, The Vaccines, Perfume Genius - que atuam hoje -, Blur, dEUS, Sérgio Godinho & Jorge Palma, Benjamin Clementine, Savages, Kindness, Florence + The Machine, Franz Ferdinand & Sparks, Palma Violets e Unknown Mortal Orchestra.

Há outras propostas portuguesas e em língua portuguesa a juntarem-se a esta edição, nomeadamente Márcia, Isaura, Mirror People, Throes + The Shine, o brasileiro Criolo e a formação luso-brasileira Banda do Mar.

Um dos quatro palcos é dedicado em exclusivo à música portuguesa, com Duquesa, PZ, Gala Drop, White Haus, Da Chick, Best Youth, Thunder & Co, D'Alva e We Trust.

A lotação no recinto foi fixada em 20.000 pessoas por dia. Por causa da nova lei de venda e consumo de álcool, a organização disponibilizará uma pulseira - não obrigatória - para maiores de 18 anos, mediante apresentação de identificação.

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..