sicnot

Perfil

Cultura

Festival de Cinema de Locarno termina hoje com anúncio de premiados

O Festival de Cinema de Locarno (Suíça) termina hoje com a entrega dos prémios aos melhores filmes, estando em competição internacional duas obras de produção portuguesa, "Maria do Mar", de João Rosas, e "Cosmos", de Andrzej Zulawski.

URS FLUEELER

Na competição de novos realizadores apresentou-se "Maria do Mar", curta-metragem de ficção que João Rosas viu ser premiada em julho, no festival de Curtas de Vila do Conde.

O filme gira em torno de Nicolau, um adolescente em férias, com os amigos do irmão mais velho.

Na competição internacional passou "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com atores portugueses, entre os quais Victoria Guerra.

O filme, uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, pois esteve 15 anos sem filmar.

Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.