sicnot

Perfil

Cultura

Festival de Cinema de Locarno termina hoje com anúncio de premiados

O Festival de Cinema de Locarno (Suíça) termina hoje com a entrega dos prémios aos melhores filmes, estando em competição internacional duas obras de produção portuguesa, "Maria do Mar", de João Rosas, e "Cosmos", de Andrzej Zulawski.

URS FLUEELER

Na competição de novos realizadores apresentou-se "Maria do Mar", curta-metragem de ficção que João Rosas viu ser premiada em julho, no festival de Curtas de Vila do Conde.

O filme gira em torno de Nicolau, um adolescente em férias, com os amigos do irmão mais velho.

Na competição internacional passou "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com atores portugueses, entre os quais Victoria Guerra.

O filme, uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, pois esteve 15 anos sem filmar.

Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño.

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.