sicnot

Perfil

Cultura

Festival de Cinema de Locarno termina hoje com anúncio de premiados

O Festival de Cinema de Locarno (Suíça) termina hoje com a entrega dos prémios aos melhores filmes, estando em competição internacional duas obras de produção portuguesa, "Maria do Mar", de João Rosas, e "Cosmos", de Andrzej Zulawski.

URS FLUEELER

Na competição de novos realizadores apresentou-se "Maria do Mar", curta-metragem de ficção que João Rosas viu ser premiada em julho, no festival de Curtas de Vila do Conde.

O filme gira em torno de Nicolau, um adolescente em férias, com os amigos do irmão mais velho.

Na competição internacional passou "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com atores portugueses, entre os quais Victoria Guerra.

O filme, uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, pois esteve 15 anos sem filmar.

Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.