sicnot

Perfil

Cultura

Festival de Cinema de Locarno termina hoje com anúncio de premiados

O Festival de Cinema de Locarno (Suíça) termina hoje com a entrega dos prémios aos melhores filmes, estando em competição internacional duas obras de produção portuguesa, "Maria do Mar", de João Rosas, e "Cosmos", de Andrzej Zulawski.

URS FLUEELER

Na competição de novos realizadores apresentou-se "Maria do Mar", curta-metragem de ficção que João Rosas viu ser premiada em julho, no festival de Curtas de Vila do Conde.

O filme gira em torno de Nicolau, um adolescente em férias, com os amigos do irmão mais velho.

Na competição internacional passou "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com atores portugueses, entre os quais Victoria Guerra.

O filme, uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, pois esteve 15 anos sem filmar.

Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".