sicnot

Perfil

Cultura

"A sagrada família com Santa Ana" de El Greco vai estar patente em Lisboa

O quadro "A sagrada família com Santa Ana", de El Greco, vai estar patente em Lisboa, a partir de setembro, no âmbito do ciclo "Obras Convidadas" do Museu Nacional de Arte Antiga, foi hoje divulgado.

© Jacky Naegelen / Reuters

A inauguração da exposição desta obra, de finais do século XVI, coincide com a abertura da 4.ª Mostra Espanha, hoje anunciada.

O ciclo de exposições trimestrais no museu visa "dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental", quase sempre inéditas na capital portuguesa, "provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro", como explica o programa da mostra.

A tela "A sagrada família com Santa Ana", pintada entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela de 127 x 106 centímetros, e, atualmente, faz parte da coleção do Museu de Santa Cruz, de Toledo, a 70 quilómetros de Madrid, e provém da paróquia de Santa Leocádia, daquela cidade.

"Esta obra, com a sua Santa Ana ou Santa Isabel, que desvela a desnudez sexuada do Menino [Jesus] adormecido, constitui um dos exemplos emocional e compositivamente mais complexos do pintor, no qual combinou, de forma magistral, a temática devocional de caráter privado e o retrato", segundo a mesma fonte.

Um recente restauro da tela "permitiu recuperar uma imagem oculta", sem se saber desde quando, "de um esplêndido retrato de uma personagem desconhecida, vestida de verde, talvez o mecenas ou o doador à comunidade religiosa", como se lê na descrição da obra.

Doménikos Theotokópoulos ficou conhecido por "El Greco" ("O Grego"), numa referência ao local de nascimento, a vila de Candía, na ilha grega de Creta, em 1541.

Desenvolveu a maior parte da sua atividade artística em Espanha, para onde se mudou em 1577, tendo pintado para nobres, ordens religiosas e paróquias.

A temática religiosa é maioritária na sua pintura, que correspondendo ao período artístico do maneirismo, não seguia os seus cânones e experimentou uma plasticidade diferente.

El Greco, antes de se estabeleceu em Espanha, estudou em Veneza e teve uma oficina em Roma, a partir de 1570. O pintor morreu em Toledo em 1614.

O quadro "A sagrada família com Santa Ana" ficará patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 12 de janeiro.

"A virgem e o menino com Santa Bárbara, Santa Isabel da Hungria e o Doador", de Jan van Eyck, proveniente da Frick Collection, em Nova Iorque, "A virgem", de Andrea del Verrocchio, da coleção do museu de Frankfurt, "Virgem da Sopa de Leite", de Gérard David (1455-1523), dos Museus Reais das Belas-Artes da Bélgica, e "Vénus e Cupido", de Rosso Fiorentino, do Museu da História da Arte, do Luxemburgo, foram outros quadros expostos em Lisboa, no âmbito do programa "Obra convidada" do Museu Nacional de Arte Antiga.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC