sicnot

Perfil

Cultura

"A sagrada família com Santa Ana" de El Greco vai estar patente em Lisboa

O quadro "A sagrada família com Santa Ana", de El Greco, vai estar patente em Lisboa, a partir de setembro, no âmbito do ciclo "Obras Convidadas" do Museu Nacional de Arte Antiga, foi hoje divulgado.

© Jacky Naegelen / Reuters

A inauguração da exposição desta obra, de finais do século XVI, coincide com a abertura da 4.ª Mostra Espanha, hoje anunciada.

O ciclo de exposições trimestrais no museu visa "dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental", quase sempre inéditas na capital portuguesa, "provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro", como explica o programa da mostra.

A tela "A sagrada família com Santa Ana", pintada entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela de 127 x 106 centímetros, e, atualmente, faz parte da coleção do Museu de Santa Cruz, de Toledo, a 70 quilómetros de Madrid, e provém da paróquia de Santa Leocádia, daquela cidade.

"Esta obra, com a sua Santa Ana ou Santa Isabel, que desvela a desnudez sexuada do Menino [Jesus] adormecido, constitui um dos exemplos emocional e compositivamente mais complexos do pintor, no qual combinou, de forma magistral, a temática devocional de caráter privado e o retrato", segundo a mesma fonte.

Um recente restauro da tela "permitiu recuperar uma imagem oculta", sem se saber desde quando, "de um esplêndido retrato de uma personagem desconhecida, vestida de verde, talvez o mecenas ou o doador à comunidade religiosa", como se lê na descrição da obra.

Doménikos Theotokópoulos ficou conhecido por "El Greco" ("O Grego"), numa referência ao local de nascimento, a vila de Candía, na ilha grega de Creta, em 1541.

Desenvolveu a maior parte da sua atividade artística em Espanha, para onde se mudou em 1577, tendo pintado para nobres, ordens religiosas e paróquias.

A temática religiosa é maioritária na sua pintura, que correspondendo ao período artístico do maneirismo, não seguia os seus cânones e experimentou uma plasticidade diferente.

El Greco, antes de se estabeleceu em Espanha, estudou em Veneza e teve uma oficina em Roma, a partir de 1570. O pintor morreu em Toledo em 1614.

O quadro "A sagrada família com Santa Ana" ficará patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 12 de janeiro.

"A virgem e o menino com Santa Bárbara, Santa Isabel da Hungria e o Doador", de Jan van Eyck, proveniente da Frick Collection, em Nova Iorque, "A virgem", de Andrea del Verrocchio, da coleção do museu de Frankfurt, "Virgem da Sopa de Leite", de Gérard David (1455-1523), dos Museus Reais das Belas-Artes da Bélgica, e "Vénus e Cupido", de Rosso Fiorentino, do Museu da História da Arte, do Luxemburgo, foram outros quadros expostos em Lisboa, no âmbito do programa "Obra convidada" do Museu Nacional de Arte Antiga.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC