sicnot

Perfil

Cultura

"A sagrada família com Santa Ana" de El Greco vai estar patente em Lisboa

O quadro "A sagrada família com Santa Ana", de El Greco, vai estar patente em Lisboa, a partir de setembro, no âmbito do ciclo "Obras Convidadas" do Museu Nacional de Arte Antiga, foi hoje divulgado.

© Jacky Naegelen / Reuters

A inauguração da exposição desta obra, de finais do século XVI, coincide com a abertura da 4.ª Mostra Espanha, hoje anunciada.

O ciclo de exposições trimestrais no museu visa "dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental", quase sempre inéditas na capital portuguesa, "provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro", como explica o programa da mostra.

A tela "A sagrada família com Santa Ana", pintada entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela de 127 x 106 centímetros, e, atualmente, faz parte da coleção do Museu de Santa Cruz, de Toledo, a 70 quilómetros de Madrid, e provém da paróquia de Santa Leocádia, daquela cidade.

"Esta obra, com a sua Santa Ana ou Santa Isabel, que desvela a desnudez sexuada do Menino [Jesus] adormecido, constitui um dos exemplos emocional e compositivamente mais complexos do pintor, no qual combinou, de forma magistral, a temática devocional de caráter privado e o retrato", segundo a mesma fonte.

Um recente restauro da tela "permitiu recuperar uma imagem oculta", sem se saber desde quando, "de um esplêndido retrato de uma personagem desconhecida, vestida de verde, talvez o mecenas ou o doador à comunidade religiosa", como se lê na descrição da obra.

Doménikos Theotokópoulos ficou conhecido por "El Greco" ("O Grego"), numa referência ao local de nascimento, a vila de Candía, na ilha grega de Creta, em 1541.

Desenvolveu a maior parte da sua atividade artística em Espanha, para onde se mudou em 1577, tendo pintado para nobres, ordens religiosas e paróquias.

A temática religiosa é maioritária na sua pintura, que correspondendo ao período artístico do maneirismo, não seguia os seus cânones e experimentou uma plasticidade diferente.

El Greco, antes de se estabeleceu em Espanha, estudou em Veneza e teve uma oficina em Roma, a partir de 1570. O pintor morreu em Toledo em 1614.

O quadro "A sagrada família com Santa Ana" ficará patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 12 de janeiro.

"A virgem e o menino com Santa Bárbara, Santa Isabel da Hungria e o Doador", de Jan van Eyck, proveniente da Frick Collection, em Nova Iorque, "A virgem", de Andrea del Verrocchio, da coleção do museu de Frankfurt, "Virgem da Sopa de Leite", de Gérard David (1455-1523), dos Museus Reais das Belas-Artes da Bélgica, e "Vénus e Cupido", de Rosso Fiorentino, do Museu da História da Arte, do Luxemburgo, foram outros quadros expostos em Lisboa, no âmbito do programa "Obra convidada" do Museu Nacional de Arte Antiga.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47