sicnot

Perfil

Cultura

"A sagrada família com Santa Ana" de El Greco vai estar patente em Lisboa

O quadro "A sagrada família com Santa Ana", de El Greco, vai estar patente em Lisboa, a partir de setembro, no âmbito do ciclo "Obras Convidadas" do Museu Nacional de Arte Antiga, foi hoje divulgado.

© Jacky Naegelen / Reuters

A inauguração da exposição desta obra, de finais do século XVI, coincide com a abertura da 4.ª Mostra Espanha, hoje anunciada.

O ciclo de exposições trimestrais no museu visa "dar a conhecer obras de grandes mestres da pintura ocidental", quase sempre inéditas na capital portuguesa, "provenientes de distintos museus e exposições do mundo inteiro", como explica o programa da mostra.

A tela "A sagrada família com Santa Ana", pintada entre 1590 e 1595, é um óleo sobre tela de 127 x 106 centímetros, e, atualmente, faz parte da coleção do Museu de Santa Cruz, de Toledo, a 70 quilómetros de Madrid, e provém da paróquia de Santa Leocádia, daquela cidade.

"Esta obra, com a sua Santa Ana ou Santa Isabel, que desvela a desnudez sexuada do Menino [Jesus] adormecido, constitui um dos exemplos emocional e compositivamente mais complexos do pintor, no qual combinou, de forma magistral, a temática devocional de caráter privado e o retrato", segundo a mesma fonte.

Um recente restauro da tela "permitiu recuperar uma imagem oculta", sem se saber desde quando, "de um esplêndido retrato de uma personagem desconhecida, vestida de verde, talvez o mecenas ou o doador à comunidade religiosa", como se lê na descrição da obra.

Doménikos Theotokópoulos ficou conhecido por "El Greco" ("O Grego"), numa referência ao local de nascimento, a vila de Candía, na ilha grega de Creta, em 1541.

Desenvolveu a maior parte da sua atividade artística em Espanha, para onde se mudou em 1577, tendo pintado para nobres, ordens religiosas e paróquias.

A temática religiosa é maioritária na sua pintura, que correspondendo ao período artístico do maneirismo, não seguia os seus cânones e experimentou uma plasticidade diferente.

El Greco, antes de se estabeleceu em Espanha, estudou em Veneza e teve uma oficina em Roma, a partir de 1570. O pintor morreu em Toledo em 1614.

O quadro "A sagrada família com Santa Ana" ficará patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, até 12 de janeiro.

"A virgem e o menino com Santa Bárbara, Santa Isabel da Hungria e o Doador", de Jan van Eyck, proveniente da Frick Collection, em Nova Iorque, "A virgem", de Andrea del Verrocchio, da coleção do museu de Frankfurt, "Virgem da Sopa de Leite", de Gérard David (1455-1523), dos Museus Reais das Belas-Artes da Bélgica, e "Vénus e Cupido", de Rosso Fiorentino, do Museu da História da Arte, do Luxemburgo, foram outros quadros expostos em Lisboa, no âmbito do programa "Obra convidada" do Museu Nacional de Arte Antiga.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15