sicnot

Perfil

Cultura

Filme espanhol "Los huesos del frio" vence 13º Arouca Film Festival

O filme espanhol "Los huesos del frio [Os ossos do rio]", do realizador Enrique Leal, foi hoje o grande vencedor da terceira edição do Arouca Film Festival, entre as 50 curtas-metragens de 20 países a concurso no certame.

© Agencja Gazeta / Reuters

João Rita, diretor do festival, declarou à Lusa que, da qualidade das obras em competição, "não foi fácil para o júri decidir".

A obra de Enrique Leal convenceu pela forma como "conta a história de uma viagem que, pelo meio da guerra, da fome e da brutalidade, marcará para sempre a vida do jovem Domi, que tenta trazer para casa o seu irmão".

No balanço do evento, João Rita acrescenta que esse superou as expectativas em termos de afluência de expectadores, "vindos de Norte a Sul do país", e realça que também marcaram presença no festival muitos realizadores e atores dos filmes em exibição.

"Isso transformou Arouca numa verdadeira vila do cinema", acrescenta Cátia Camisão, subdiretora do certame. "Perto de 700 pessoas estiveram no festival ao longo dos três dias e foi com agradável surpresa que assistimos à presença de um público atento, interessado e participativo, que aplaudiu com entusiasmo todos os filmes projetados", afirma.

A edição do Arouca Film Festival que hoje terminou atribuiu prémios a outros filmes, entre os quais se destaca "Mi primer beso", do também espanhol Albert Manich Vallespí, que, além da Lousa de Prata, que distingue a segunda melhor obra a concurso, venceu ainda a categoria de Melhor Filme de Ficção.

O Prémio do Público coube ao alemão "Golden ", de Kai Stänicke; o de Melhor Realização a "Flash", do espanhol Alberto Ruiz Rojo; e o de Melhor Argumento a "Die ratte", da alemã Anja Gurres.

Nas categorias técnicas, o alemão Moritz Krämer sobressaiu com a Melhor Fotografia em "Eat" e o espanhol Carlos Lascano com a Melhor Montagem em "Lila".

O ator brasileiro Cristiano Requião, por sua vez, ganhou o prémio de Melhor Representação, pelo seu trabalho na curta "Jennifer & Norival".

- Melhor Filme de Animação: "Vida ", do brasileiro Gordeeff .

- Melhor Filme Documentário: "Luz clara", dos portugueses Miguel Lima e Vasco Vieira. |

- Melhor Filme de Videoclip: "W-Magic feat. Valete - Bicho do Mato", do português André Santos.

- Melhor Filme Experimental: "Sound of a million insect, light of a thousand stars", do japonês Tomonari Nishikawa.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.