sicnot

Perfil

Cultura

Filme espanhol "Los huesos del frio" vence 13º Arouca Film Festival

O filme espanhol "Los huesos del frio [Os ossos do rio]", do realizador Enrique Leal, foi hoje o grande vencedor da terceira edição do Arouca Film Festival, entre as 50 curtas-metragens de 20 países a concurso no certame.

© Agencja Gazeta / Reuters

João Rita, diretor do festival, declarou à Lusa que, da qualidade das obras em competição, "não foi fácil para o júri decidir".

A obra de Enrique Leal convenceu pela forma como "conta a história de uma viagem que, pelo meio da guerra, da fome e da brutalidade, marcará para sempre a vida do jovem Domi, que tenta trazer para casa o seu irmão".

No balanço do evento, João Rita acrescenta que esse superou as expectativas em termos de afluência de expectadores, "vindos de Norte a Sul do país", e realça que também marcaram presença no festival muitos realizadores e atores dos filmes em exibição.

"Isso transformou Arouca numa verdadeira vila do cinema", acrescenta Cátia Camisão, subdiretora do certame. "Perto de 700 pessoas estiveram no festival ao longo dos três dias e foi com agradável surpresa que assistimos à presença de um público atento, interessado e participativo, que aplaudiu com entusiasmo todos os filmes projetados", afirma.

A edição do Arouca Film Festival que hoje terminou atribuiu prémios a outros filmes, entre os quais se destaca "Mi primer beso", do também espanhol Albert Manich Vallespí, que, além da Lousa de Prata, que distingue a segunda melhor obra a concurso, venceu ainda a categoria de Melhor Filme de Ficção.

O Prémio do Público coube ao alemão "Golden ", de Kai Stänicke; o de Melhor Realização a "Flash", do espanhol Alberto Ruiz Rojo; e o de Melhor Argumento a "Die ratte", da alemã Anja Gurres.

Nas categorias técnicas, o alemão Moritz Krämer sobressaiu com a Melhor Fotografia em "Eat" e o espanhol Carlos Lascano com a Melhor Montagem em "Lila".

O ator brasileiro Cristiano Requião, por sua vez, ganhou o prémio de Melhor Representação, pelo seu trabalho na curta "Jennifer & Norival".

- Melhor Filme de Animação: "Vida ", do brasileiro Gordeeff .

- Melhor Filme Documentário: "Luz clara", dos portugueses Miguel Lima e Vasco Vieira. |

- Melhor Filme de Videoclip: "W-Magic feat. Valete - Bicho do Mato", do português André Santos.

- Melhor Filme Experimental: "Sound of a million insect, light of a thousand stars", do japonês Tomonari Nishikawa.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.