sicnot

Perfil

Cultura

Pianista Maria João Pires é hoje galardoada com prémio Gramophone

A pianista portuguesa Maria João Pires é hoje galardoada com o prémio Gramophone na categoria concerto, pela gravação dos concertos de piano nº3 e nº4 de Beethoven, numa cerimónia que decorrerá em Londres.

Fonte da editora discográfica que representa a artista indicou que Maria João Pires não estará presente para receber o galardão.

A cerimónia de entrega dos prémios em 12 categorias vai decorrer na sala de concertos S. John, em Smith Square, em Londres, onde também serão hoje revelados os vencedores dos prémios especiais Gramophone.

Nestes incluem-se a Gravação do Ano, para o qual Maria João Pires, 70 anos, também está nomeada, Artista do Ano e Prémio de Carreira.

Os prémios dirigidos à indústria discográfica de música clássica são atribuídos anualmente pela revista britânica Gramophone através da votação de membros da indústria e um júri de críticos.

Maria João Pires gravou o disco do concerto com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca, sob direção do maestro britânico Daniel Harding, tendo sido o primeiro lançamento da pianista na editora Onyx Classics, onde entrou em 2013.

Desde 1970 que a intérprete portuguesa se dedica à reflexão sobre a importância da arte na comunidade e na educação, procurando desenvolver novas formas de implementar teorias pedagógicas na sociedade.

Lusa

  • Maria João Pires vence prémio Gramophone

    Cultura

    Maria João Pires venceu o prémio Gramophone, uma das mais importantes distinções na indústria discográfica de música clássica. A pianista foi premiada pela gravação dos concertos para piano nº 3 e nº 4 de Beethoven, um disco que foi editado no ano passado e que foi gravado com a orquestra sinfónica da Rádio Sueca e o maestro inglês Daniel Harding.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.