sicnot

Perfil

Cultura

Morreu a escritora Jackie Collins aos 77 anos vítima de cancro

A escritora naturalizada norte-americana Jackie Collins, irmã da atriz Joan Collins, morreu no sábado aos 77 anos, vítima de cancro da mama, informou a revista People, que cita um comunicado da família.

© Danny Moloshok / Reuters


Jackie Collins nasceu em Londres a 04 de outubro de 1937 e morava há muitos anos em Beverlly Hills, na Califórnia.

"Ela viveu uma vida maravilhosamente cheia e era adorada pela sua família, amigos e milhões de leitores que ela divertia há mais de quatro décadas", afirmou a família em comunicado, acrescentando que ela lutava contra o cancro da mama há mais de seis anos.

"Ela era uma verdadeira inspiração para as mulheres na ficção e uma força criativa", indicou a declaração das suas três filhas, Tracy, Tiffany, e Rory.

Jackie Collins foi uma escritora prolífica, com mais de 500 milhões de romances traduzidos em 40 línguas.

Na sua última entrevista, concedida a 14 de setembro na sua casa de Beverly Hills à revista People, Joan Collins afirmou: "Não me arrependo de nada do que disse", e em concreto de manter em privado a sua luta contra o cancro.

"Agora quero salvar vidas de outras pessoas", com a divulgação de vários livros sobre a doença, disse na entrevista.

Entre outros livros, Jackie Collins escreveu "The World is Full of Married Men," "Confessions of a Wild Child" e "Hollywood Wives".

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28