sicnot

Perfil

Cultura

"Os observadores de pássaros" da Palmilha Dentada estreiam-se à procura da esperança

A companhia de teatro Palmilha Dentada vai estrear, na quinta-feira, no Porto, a peça "Os observadores de pássaros", um espetáculo que o encenador, Ricardo Alves, descreveu hoje como sendo sobre esperança, no primeiro trabalho que desenvolve sem diálogo.

JOS\303\211 COELHO

Em declarações aos jornalistas no final de um ensaio para a imprensa no auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli, Ricardo Alves disse que é "um espetáculo sobre esperança, como ter esperança, o que fazer com a esperança", para depois concretizar: "a esperança de ver o pássaro, principalmente".

Em palco, q"Os observadores de pássaros" da Palmilha Dentada estreiam-se à procura da esperança (C/ FOTOS)
uatro intérpretes -- Inês Mariana Moitas, Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos -- movem-se sem dizer uma palavra por um cenário coberto de lixo, por entre garrafas de plástico, bidões, pneus, baldes, até antenas e telefones.

"Nunca tem palavras. Desta vez esquecemos as palavras para procurar novas dramaturgias", disse o encenador.

Ricardo Alves lamentou que, hoje em dia, "a triste realidade [seja] que é impossível viver da bilheteira" e disse que "um dos principais problemas da Palmilha Dentada é sentir que não há espaços no Porto" que possam acolher temporadas mais alargadas.

Daí que "Os observadores de pássaros" esteja em cena no Teatro Municipal Rivoli, entidade que coproduz, entre quinta-feira e domingo e que depois siga para Vila Nova de Gaia, onde vai estar no Armazém 22 entre 01 e 18 de outubro.

No texto distribuído aos jornalistas, pode ler-se que é possível "observar pássaros e dar sentido a toda uma coreografia de estranhezas, adivinhando hábitos e construindo leituras de uma espécie com bico".

Lusa

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.