sicnot

Perfil

Cultura

"Os observadores de pássaros" da Palmilha Dentada estreiam-se à procura da esperança

A companhia de teatro Palmilha Dentada vai estrear, na quinta-feira, no Porto, a peça "Os observadores de pássaros", um espetáculo que o encenador, Ricardo Alves, descreveu hoje como sendo sobre esperança, no primeiro trabalho que desenvolve sem diálogo.

JOS\303\211 COELHO

Em declarações aos jornalistas no final de um ensaio para a imprensa no auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli, Ricardo Alves disse que é "um espetáculo sobre esperança, como ter esperança, o que fazer com a esperança", para depois concretizar: "a esperança de ver o pássaro, principalmente".

Em palco, q"Os observadores de pássaros" da Palmilha Dentada estreiam-se à procura da esperança (C/ FOTOS)
uatro intérpretes -- Inês Mariana Moitas, Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos -- movem-se sem dizer uma palavra por um cenário coberto de lixo, por entre garrafas de plástico, bidões, pneus, baldes, até antenas e telefones.

"Nunca tem palavras. Desta vez esquecemos as palavras para procurar novas dramaturgias", disse o encenador.

Ricardo Alves lamentou que, hoje em dia, "a triste realidade [seja] que é impossível viver da bilheteira" e disse que "um dos principais problemas da Palmilha Dentada é sentir que não há espaços no Porto" que possam acolher temporadas mais alargadas.

Daí que "Os observadores de pássaros" esteja em cena no Teatro Municipal Rivoli, entidade que coproduz, entre quinta-feira e domingo e que depois siga para Vila Nova de Gaia, onde vai estar no Armazém 22 entre 01 e 18 de outubro.

No texto distribuído aos jornalistas, pode ler-se que é possível "observar pássaros e dar sentido a toda uma coreografia de estranhezas, adivinhando hábitos e construindo leituras de uma espécie com bico".

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47