sicnot

Perfil

Cultura

"Os observadores de pássaros" da Palmilha Dentada estreiam-se à procura da esperança

A companhia de teatro Palmilha Dentada vai estrear, na quinta-feira, no Porto, a peça "Os observadores de pássaros", um espetáculo que o encenador, Ricardo Alves, descreveu hoje como sendo sobre esperança, no primeiro trabalho que desenvolve sem diálogo.

JOS\303\211 COELHO

Em declarações aos jornalistas no final de um ensaio para a imprensa no auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli, Ricardo Alves disse que é "um espetáculo sobre esperança, como ter esperança, o que fazer com a esperança", para depois concretizar: "a esperança de ver o pássaro, principalmente".

Em palco, q"Os observadores de pássaros" da Palmilha Dentada estreiam-se à procura da esperança (C/ FOTOS)
uatro intérpretes -- Inês Mariana Moitas, Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos -- movem-se sem dizer uma palavra por um cenário coberto de lixo, por entre garrafas de plástico, bidões, pneus, baldes, até antenas e telefones.

"Nunca tem palavras. Desta vez esquecemos as palavras para procurar novas dramaturgias", disse o encenador.

Ricardo Alves lamentou que, hoje em dia, "a triste realidade [seja] que é impossível viver da bilheteira" e disse que "um dos principais problemas da Palmilha Dentada é sentir que não há espaços no Porto" que possam acolher temporadas mais alargadas.

Daí que "Os observadores de pássaros" esteja em cena no Teatro Municipal Rivoli, entidade que coproduz, entre quinta-feira e domingo e que depois siga para Vila Nova de Gaia, onde vai estar no Armazém 22 entre 01 e 18 de outubro.

No texto distribuído aos jornalistas, pode ler-se que é possível "observar pássaros e dar sentido a toda uma coreografia de estranhezas, adivinhando hábitos e construindo leituras de uma espécie com bico".

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.