sicnot

Perfil

Cultura

Dia Mundial da Arquitetura assinalado com clima em foco

Ordem dos Arquitetos assinala hoje o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema das mudanças climáticas e da construção, através de exposições, debates e conferências até ao final de outubro.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa

© Miguel Vidal / Reuters

"Arquitetura, Construção e Clima" foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações, como é o caso de Portugal, sob a égide da Ordem dos Arquitetos.

Hoje, em Matosinhos, realiza-se a conferência do vencedor da 10ª edição do Prémio Fernando Távora e do Lançamento da 11ª edição, relativa a este ano.

Instituído pela Câmara Municipal de Matosinhos/Associação Casa da Arquitetura e pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, o galardão premeia anualmente com uma bolsa um projeto de investigação no domínio da arquitetura.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.

No dia 26 de outubro serão conhecidas as obras selecionadas pelo comissariado para a edição Habitar Portugal 12-14, numa cerimónia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, em Lisboa.

A cerimónia de encerramento do programa do Dia Mundial da Arquitetura 2015 decorrerá a 29 de outubro, às 18:00, na sede da Ordem dos Arquitetos, com a entrega de títulos de membro honorário a vários arquitetos e entidades cujo percurso, avaliado pelos seus pares, tenha prestigiado o universo da arquitetura.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22