sicnot

Perfil

Cultura

Dia Mundial da Arquitetura assinalado com clima em foco

Ordem dos Arquitetos assinala hoje o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema das mudanças climáticas e da construção, através de exposições, debates e conferências até ao final de outubro.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa

© Miguel Vidal / Reuters

"Arquitetura, Construção e Clima" foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações, como é o caso de Portugal, sob a égide da Ordem dos Arquitetos.

Hoje, em Matosinhos, realiza-se a conferência do vencedor da 10ª edição do Prémio Fernando Távora e do Lançamento da 11ª edição, relativa a este ano.

Instituído pela Câmara Municipal de Matosinhos/Associação Casa da Arquitetura e pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, o galardão premeia anualmente com uma bolsa um projeto de investigação no domínio da arquitetura.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.

No dia 26 de outubro serão conhecidas as obras selecionadas pelo comissariado para a edição Habitar Portugal 12-14, numa cerimónia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, em Lisboa.

A cerimónia de encerramento do programa do Dia Mundial da Arquitetura 2015 decorrerá a 29 de outubro, às 18:00, na sede da Ordem dos Arquitetos, com a entrega de títulos de membro honorário a vários arquitetos e entidades cujo percurso, avaliado pelos seus pares, tenha prestigiado o universo da arquitetura.

Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.