sicnot

Perfil

Cultura

Dia Mundial da Arquitetura assinalado com clima em foco

Ordem dos Arquitetos assinala hoje o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação nacional dedicada ao tema das mudanças climáticas e da construção, através de exposições, debates e conferências até ao final de outubro.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa

© Miguel Vidal / Reuters

"Arquitetura, Construção e Clima" foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações, como é o caso de Portugal, sob a égide da Ordem dos Arquitetos.

Hoje, em Matosinhos, realiza-se a conferência do vencedor da 10ª edição do Prémio Fernando Távora e do Lançamento da 11ª edição, relativa a este ano.

Instituído pela Câmara Municipal de Matosinhos/Associação Casa da Arquitetura e pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, o galardão premeia anualmente com uma bolsa um projeto de investigação no domínio da arquitetura.

"Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora" é uma das conferências do programa de celebrações, a 17 de outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até 23 de outubro na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.

No dia 26 de outubro serão conhecidas as obras selecionadas pelo comissariado para a edição Habitar Portugal 12-14, numa cerimónia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, em Lisboa.

A cerimónia de encerramento do programa do Dia Mundial da Arquitetura 2015 decorrerá a 29 de outubro, às 18:00, na sede da Ordem dos Arquitetos, com a entrega de títulos de membro honorário a vários arquitetos e entidades cujo percurso, avaliado pelos seus pares, tenha prestigiado o universo da arquitetura.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.