sicnot

Perfil

Cultura

Paula Rego cria 14 pinturas para livro infantil com lenda da "Sopa de Pedra"

A artista Paula Rego criou 14 pinturas para ilustrar o livro "Sopa de Pedra", com texto da filha da pintora, Cas Willing, que será publicado na quinta-feira pela Porto Editora.

Paula Rego

Paula Rego

AP

De acordo com a editora, o livro, dirigido a crianças a partir dos seis anos, é uma adaptação desta lenda existente em várias culturas ocidentais.

Na história tradicional portuguesa, um frade consegue convencer um camponês que é capaz de fazer uma sopa apenas com uma pedra, mas vai pedindo ingredientes para dar mais sabor ao caldo.

Nesta versão ilustrada por Paula Rego, o frade é substituído por uma jovem que tem de ser muito persistente e perspicaz para prosperar em tempos difíceis, centrada na ideia de que a generosidade beneficia todos.

Filha de um pescador que perde as forças e deixa de poder pescar, a jovem recebe a responsabilidade de arranjar comida para a família.

O texto é de Cas Willing, que já escreveu para televisão vários argumentos dedicados a crianças.

A pintora portuguesa, que completou 80 anos em janeiro deste ano, reside em Londres, onde fez estudos na Slade School of Fine Art.

Em Londres conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais, detentora de um importante acervo da artista.

Nas últimas décadas, a artista tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

Em julho deste ano, o quadro de Paula Rego "The Cadet and his Sister" [O cadete e a irmã], um acrílico sobre papel em tela, de 1988, sobre o tema da despedida, foi arrematado num leilão em Londres por 1,6 milhões de euros, estabelecendo um novo recorde da artista.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.