sicnot

Perfil

Cultura

Paula Rego cria 14 pinturas para livro infantil com lenda da "Sopa de Pedra"

A artista Paula Rego criou 14 pinturas para ilustrar o livro "Sopa de Pedra", com texto da filha da pintora, Cas Willing, que será publicado na quinta-feira pela Porto Editora.

Paula Rego

Paula Rego

AP

De acordo com a editora, o livro, dirigido a crianças a partir dos seis anos, é uma adaptação desta lenda existente em várias culturas ocidentais.

Na história tradicional portuguesa, um frade consegue convencer um camponês que é capaz de fazer uma sopa apenas com uma pedra, mas vai pedindo ingredientes para dar mais sabor ao caldo.

Nesta versão ilustrada por Paula Rego, o frade é substituído por uma jovem que tem de ser muito persistente e perspicaz para prosperar em tempos difíceis, centrada na ideia de que a generosidade beneficia todos.

Filha de um pescador que perde as forças e deixa de poder pescar, a jovem recebe a responsabilidade de arranjar comida para a família.

O texto é de Cas Willing, que já escreveu para televisão vários argumentos dedicados a crianças.

A pintora portuguesa, que completou 80 anos em janeiro deste ano, reside em Londres, onde fez estudos na Slade School of Fine Art.

Em Londres conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais, detentora de um importante acervo da artista.

Nas últimas décadas, a artista tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

Em julho deste ano, o quadro de Paula Rego "The Cadet and his Sister" [O cadete e a irmã], um acrílico sobre papel em tela, de 1988, sobre o tema da despedida, foi arrematado num leilão em Londres por 1,6 milhões de euros, estabelecendo um novo recorde da artista.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.