sicnot

Perfil

Cultura

Paula Rego cria 14 pinturas para livro infantil com lenda da "Sopa de Pedra"

A artista Paula Rego criou 14 pinturas para ilustrar o livro "Sopa de Pedra", com texto da filha da pintora, Cas Willing, que será publicado na quinta-feira pela Porto Editora.

Paula Rego

Paula Rego

AP

De acordo com a editora, o livro, dirigido a crianças a partir dos seis anos, é uma adaptação desta lenda existente em várias culturas ocidentais.

Na história tradicional portuguesa, um frade consegue convencer um camponês que é capaz de fazer uma sopa apenas com uma pedra, mas vai pedindo ingredientes para dar mais sabor ao caldo.

Nesta versão ilustrada por Paula Rego, o frade é substituído por uma jovem que tem de ser muito persistente e perspicaz para prosperar em tempos difíceis, centrada na ideia de que a generosidade beneficia todos.

Filha de um pescador que perde as forças e deixa de poder pescar, a jovem recebe a responsabilidade de arranjar comida para a família.

O texto é de Cas Willing, que já escreveu para televisão vários argumentos dedicados a crianças.

A pintora portuguesa, que completou 80 anos em janeiro deste ano, reside em Londres, onde fez estudos na Slade School of Fine Art.

Em Londres conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais, detentora de um importante acervo da artista.

Nas últimas décadas, a artista tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

Em julho deste ano, o quadro de Paula Rego "The Cadet and his Sister" [O cadete e a irmã], um acrílico sobre papel em tela, de 1988, sobre o tema da despedida, foi arrematado num leilão em Londres por 1,6 milhões de euros, estabelecendo um novo recorde da artista.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC