sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas portugueses tiveram 10,8 milhões de espectadores até setembro

Cerca de 10,8 milhões de espectadores foram ao cinema em Portugal entre janeiro e setembro deste ano, o que representa um aumento de mais de dois milhões de entradas, comparando com o mesmo período de 2014.


De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, este ano as salas de cinema registaram 10,8 milhões de espetadores e 55,7 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. Em 2014, nesse mesmo período, contabilizavam-se 8,6 milhões de espectadores e 44,8 milhões de receitas.

Apesar deste aumento, setembro foi um dos meses que registou menor audiência em salas de cinema, com 923.916, metade do que foi registado, por exemplo em agosto.

Até setembro, os três filmes mais vistos pelos portugueses foram "Os mínimos", "Velocidade furiosa 7" e a produção portuguesa "O pátio das cantigas", somando 2,3 milhões de espectadores.

Este ano estreou-se cerca de vinte filmes portugueses, sendo "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, o mais visto, ultrapassando meio milhão de espectadores.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Prémio Pessoa 2016 hoje anunciado em Sintra

    País

    O Prémio Pessoa 2016, que distingue uma personalidade que tenha tido uma "intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica" no país, é anunciado hoje, às 12:00, no Palácio de Seteais, em Sintra.