sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas portugueses tiveram 10,8 milhões de espectadores até setembro

Cerca de 10,8 milhões de espectadores foram ao cinema em Portugal entre janeiro e setembro deste ano, o que representa um aumento de mais de dois milhões de entradas, comparando com o mesmo período de 2014.


De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, este ano as salas de cinema registaram 10,8 milhões de espetadores e 55,7 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. Em 2014, nesse mesmo período, contabilizavam-se 8,6 milhões de espectadores e 44,8 milhões de receitas.

Apesar deste aumento, setembro foi um dos meses que registou menor audiência em salas de cinema, com 923.916, metade do que foi registado, por exemplo em agosto.

Até setembro, os três filmes mais vistos pelos portugueses foram "Os mínimos", "Velocidade furiosa 7" e a produção portuguesa "O pátio das cantigas", somando 2,3 milhões de espectadores.

Este ano estreou-se cerca de vinte filmes portugueses, sendo "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, o mais visto, ultrapassando meio milhão de espectadores.

Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.