sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas portugueses tiveram 10,8 milhões de espectadores até setembro

Cerca de 10,8 milhões de espectadores foram ao cinema em Portugal entre janeiro e setembro deste ano, o que representa um aumento de mais de dois milhões de entradas, comparando com o mesmo período de 2014.


De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, este ano as salas de cinema registaram 10,8 milhões de espetadores e 55,7 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. Em 2014, nesse mesmo período, contabilizavam-se 8,6 milhões de espectadores e 44,8 milhões de receitas.

Apesar deste aumento, setembro foi um dos meses que registou menor audiência em salas de cinema, com 923.916, metade do que foi registado, por exemplo em agosto.

Até setembro, os três filmes mais vistos pelos portugueses foram "Os mínimos", "Velocidade furiosa 7" e a produção portuguesa "O pátio das cantigas", somando 2,3 milhões de espectadores.

Este ano estreou-se cerca de vinte filmes portugueses, sendo "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, o mais visto, ultrapassando meio milhão de espectadores.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim