sicnot

Perfil

Cultura

Gulbenkian lança hoje programa educativo com 13 atividades para 2015/16

A música e o teatro estão entre as 13 atividades escolhidas para integrar o Programa Gulbenkian para a Cultura e Ciência 2015/16, que é hoje lançado em Lisboa, com espetáculos, instalações e oficinas para todas as idades.

O denominado "Dia D" que hoje se assinala é dedicado à matéria-prima, com atividades entre as 10:30 e as 18:00, nos vários espaços da fundação.

Trata-se do programa Descobrir, que apresenta 13 atividades, da música ao teatro, passando pelo desenho e pela fotografia.

Inclui espetáculos, instalações e oficinas sobre a matéria-prima -- "a água, as árvores, os ramos, as folhas, a luz, a imaginação, a voz, o corpo", segundo o programa.

A fundação destaca o regresso das marionetas De Papel, da companhia chilena Silencio Blanco, bem como as atividades promovidas pela SAS Orkestra de Rádios, um coletivo de artistas das áreas da música, da performance e das artes plásticas, que "transforma antenas de rádios em instrumentos musicais escultóricos".

O concerto de encerramento do "Dia D" realiza-se no Grande Auditório e conta com a atuação do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.