sicnot

Perfil

Cultura

Gulbenkian lança hoje programa educativo com 13 atividades para 2015/16

A música e o teatro estão entre as 13 atividades escolhidas para integrar o Programa Gulbenkian para a Cultura e Ciência 2015/16, que é hoje lançado em Lisboa, com espetáculos, instalações e oficinas para todas as idades.

O denominado "Dia D" que hoje se assinala é dedicado à matéria-prima, com atividades entre as 10:30 e as 18:00, nos vários espaços da fundação.

Trata-se do programa Descobrir, que apresenta 13 atividades, da música ao teatro, passando pelo desenho e pela fotografia.

Inclui espetáculos, instalações e oficinas sobre a matéria-prima -- "a água, as árvores, os ramos, as folhas, a luz, a imaginação, a voz, o corpo", segundo o programa.

A fundação destaca o regresso das marionetas De Papel, da companhia chilena Silencio Blanco, bem como as atividades promovidas pela SAS Orkestra de Rádios, um coletivo de artistas das áreas da música, da performance e das artes plásticas, que "transforma antenas de rádios em instrumentos musicais escultóricos".

O concerto de encerramento do "Dia D" realiza-se no Grande Auditório e conta com a atuação do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite