sicnot

Perfil

Cultura

Gulbenkian lança hoje programa educativo com 13 atividades para 2015/16

A música e o teatro estão entre as 13 atividades escolhidas para integrar o Programa Gulbenkian para a Cultura e Ciência 2015/16, que é hoje lançado em Lisboa, com espetáculos, instalações e oficinas para todas as idades.

O denominado "Dia D" que hoje se assinala é dedicado à matéria-prima, com atividades entre as 10:30 e as 18:00, nos vários espaços da fundação.

Trata-se do programa Descobrir, que apresenta 13 atividades, da música ao teatro, passando pelo desenho e pela fotografia.

Inclui espetáculos, instalações e oficinas sobre a matéria-prima -- "a água, as árvores, os ramos, as folhas, a luz, a imaginação, a voz, o corpo", segundo o programa.

A fundação destaca o regresso das marionetas De Papel, da companhia chilena Silencio Blanco, bem como as atividades promovidas pela SAS Orkestra de Rádios, um coletivo de artistas das áreas da música, da performance e das artes plásticas, que "transforma antenas de rádios em instrumentos musicais escultóricos".

O concerto de encerramento do "Dia D" realiza-se no Grande Auditório e conta com a atuação do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.