sicnot

Perfil

Cultura

Carta escrita por Mozart leiloada nos Estados Unidos por 190 mil euros

Uma carta escrita pelo compositor Amadeus Wolfgang Mozart (1756-1791) foi vendida num leilão em Boston, Massachusetts, Estados Unidos da América, por 190.000 euros, foi hoje divulgado.

Kerstin Joensson

A carta, de uma só página, escrita em alemão, sem data, mas que a leiloeira aponta para ter sido enviada em julho ou agosto de 1786, é dirigida ao amigo próximo do compositor, o botânico austríaco Nikolaus Joseph von Jacquin, pedindo a restituição de três partituras.

"Peço-lhe que me envie, pelo portador desta, o Quarteto em sol menor, a Sonata em Mi bemol e o 'Novo trio', em Sol", lê-se na carta assinada pelo compositor austríaco, autor, entre outras da ópera "Così fan tutte", anunciou a leiloeira RR Auction, de Boston, especializada em manuscritos, documentos raros e edições históricas.

As peças a que Mozart se refere são o Quarteto com piano n.º 1, em sol menor (K. 478, 1785), a Sonata para violino n.º 33 em Mi Bemol Maior (K. 481, 1785), e Trio para piano, violino e violoncelo, em Sol Maior (K. 496, 1786).

Esta última obra, o "Novo trio", como se lhe refere Mozart, "foi concluída a 08 de julho de 1786 e, portanto, esta carta provavelmente data de pouco depois, enquanto a peça catalogada K. 478 foi publicada já em dezembro de 1785, e a outra foi publicada em 1786", esclarece a leiloeira.

Mozart terá pedido as duas últimas peças para as incluir na publicação em "Briefe und Aufzeichnungen" ("Correspondência e anotações"), por Bauer e Deutsch.

Sabe-se, porém, que Mozart escreveu ao príncipe de Furstenberg, a 08 de agosto de 1786, oferecendo-lhe uma série de composições, entre as quais, estas três. O pedido do compositor parece ligar-se ao seu projeto de as oferecer à corte de Donaueschingen.

"As cartas de Mozart estão entre os mais procurados de todos os autógrafos musicais, e especificamente às suas composições, este é um exemplo verdadeiramente notável", disse o vice-presidente executivo da leiloeira, Bobby Livingston.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.